Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face.
Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
Esses versículos soam como uma poesia aos nossos ouvidos! Já li inúmeras vezes essas palavras e em cada uma das vezes que li, pude extrair uma lição diferente. Por último, quando estava relendo para escrever essa mensagem, só uma coisa palavra me veio a mente: JESUS!!! Nada na vida tem sentido, se Ele não estiver no nosso coração! Ele é esse amor que buscamos! Ele é paciente, bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus próprios interesses, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Jesus tudo sofreu, sempre creu, tudo esperou e tudo suportou!! Ainda que tenhamos uma fé de mover montanhas, se ela não for firmada em Jesus de nada valerá! Ainda que dermos aos pobres tudo que temos, se a motivação não for genuína, baseada em Jesus, também não se aproveitará. O nome de JESUS pode facilmente substituir a palavra AMOR do texto, vocês não acham? Imagine então, que o texto termina assim: Permanecem agora esses três: a fé, a esperança e JESUS. O maior deles, porém, é JESUS! Shalom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário