Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

sexta-feira, 31 de maio de 2013

19o. Dia - O que promove a unidade da igreja


Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 
Efésios 4:1-4

O Deus da Bíblia é uma linda comunidade marcada por amor, harmonia e extrema beleza, formada pelo Pai, pelo filho e pelo Espírito Santo.  Ao criar a humanidade à sua imagem e semelhança, o Deus vivo teve em mente a perfeita comunhão entre seres humanos, tendo o próprio Deus como modelo de vida comunitária.  Entretanto, o pecado manchou esse ideal e funciona de forma maligna como um elemento poderoso de desagregação de casamentos, famílias, igreja e sociedade em geral.  Mas Deus enviou Jesus para que tenhamos paz com ele e com as outras pessoas.  Ao escrever aos Efésios, Paulo convida os cristãos a serem humildes, dóceis, pacientes uns com os outros e que se esforcem para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo paz.  Essa é, portanto, uma das grandes obras do Espírito Santo: promover a unidade da Igreja e das famílias.  Que o Espírito Santo seja o Senhor dos nossos relacionamentos, pois só assim encontraremos alegria e paz.

Leitura Bíblica: João 19:1-42

Oração:  Senhor, hoje aprendi que tu és o Deus da paz e da comunhão, que une pessoas através do teu agir amoroso e paciente.  Que eu também possa ser um pacificador, perdoando aqueles que me ofenderam, pedindo perdão a quem eu ofendi e buscando a comunhão e a paz com todos.  Que o teu Espírito Santo una a minha família e as famílias do meu país.  Quebranta o meu coração e o coração de todos os teus filhos e filhas para que juntos sejamos testemunhas do poder que há na comunhão produzida pelo teu santo agir.  Não permitas que eu viva de mentiras e discórdias, mas que eu seja um exemplo de humildade, graça, amor e pacificação, por onde quer eu venha andar.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
1 Timóteo 5:8

18o. Dia - O que entristece quando pecamos


Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. 
Efésios 4:30-32

Uma das maiores provas de que Deus realmente existe é o amor que os pais têm pelos seus filhos.  Amor permanente que resiste às lutas e dores e que nunca acaba.  Por outro lado, ainda que esse amor seja lindo e constante, não podemos afirmar que os pais estão sempre felizes com as ações e decisões dos seus filhos.  Eu mesmo entristeci os meus pais muitas vezes, assim como já fui entristecido pelos meus filhos.  No mesmo sentido, embora Deus ame cada um de seus filhos e filhas, a Bíblia registra que podemos entristecer o Espírito Santo quando pecamos.  Quando um filho de Deus, por exemplo, faz uso de pornografia, mente, trapaceia, trai ou trata mal o seu próximo, não há dúvida de que uma grande tristeza abate o coração do Senhor.  Ter consciência dessa realidade deve ser um estímulo para que vivamos para agradar a Deus em tudo. Por isso, não devemos abusar do amor e da graça de Deus, fazendo aquilo que o entristece.  Antes, devemos viver para alegrar o Senhor da nossa vida e para encontrar pleno prazer nele.

Leitura Bíblica: João 18:1-40

Oração: Santo Deus, o teu amor e a tua fidelidade duram para sempre.  Obrigado por me amar de uma maneira tão especial e incomparável.  Não permitas que eu faça pouco desse amor e entristeça o teu coração através das minhas palavras, pensamentos, ações e omissões.  Quero que olhes para mim não apenas com olhos de amor, mas também com olhos de alegria e satisfação.  Não sou perfeito, meu Senhor, mas quero viver para o teu louvor, contando sempre com a tua graça, para que eu possa dizer não ao pecado, pois fui escolhido e salvo para a tua glória e não para a tua tristeza.  Ajuda-me a ser o que tu queres que eu seja. Em nome de Jesus, o Filho em quem tens pleno prazer, eu faço essa oração, amém.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
João 14:1

quarta-feira, 29 de maio de 2013

17o. Dia - O que nos ensina


"Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. 
João 14:25-26


Quando olhamos para trás, certamente somos tocados pelas boas lembranças dos mestres que tivemos nos tempos da escola ou de faculdade.  Sem dúvida alguma, há pessoas que marcaram a nossa vida e que foram extremamente úteis no nosso processo de crescimento pessoal.  Antes de partir, Jesus prometeu que o Espírito Santo viria e que dentre os papéis que ele desempenharia estaria o de ensinar-nos a vontade de Deus.  Por essa razão, precisamos do Espírito Santo para entender as Escrituras, para discernir a vontade de Deus e para tomar decisões sábias.  Nunca devemos desconsiderar o fato de que ele estará sempre ao nosso lado, pronto para esclarecer as nossas dúvidas, quer diretamente ao nosso coração ou através dos sábios conselhos do povo de Deus.  Além disso, o Espírito Santo foi dado à Igreja para guiá-la a toda verdade, especialmente em tempos onde cada pessoa que escolher os seus próprios caminhos.  Como é bom saber que temos um Mestre tão especial a nos acompanhar pelas estradas de nossa vida.

Leitura Bíbilica: João 17:1-26

Oração:  Senhor Deus, nesse dia de consagração ao teu Espírito Santo, eu venho te pedir direção com relação a todas as áreas da minha vida.  Ensina-me a tua vontade e ajuda-me a tomar decisões sábias, que glorifiquem o teu nome.  Sei que estou sujeito a muitos erros de avaliação e nem sempre consigo fazer o que devo.  Por isso, Senhor amado, que o teu Espírito seja o meu guia, o meu mestre, o meu mentor e o meu companheiro de todas as horas.  Que a tua mão me proteja e me direcione ao centro da tua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável.  Em nome de Jesus eu oro, amém.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


Você costuma ouvir o conselho secreto de Deus? Só a você pertence a sabedoria?
Jó 15:8

terça-feira, 28 de maio de 2013

16o. Dia - O que nos faz vencer a guerra


E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. 
Lucas 4:1-8

Ao escrever aos Efésios, São Paulo afirmou que a nossa luta não é contra os seres humanos, mas contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios 6:12).  De fato, a luta do cristão não é contra as pessoas, mas contra Satanás, todos os que estão cheios do Espírito Santo serão bem sucedidos contra as artimanhas do inimigo de Deus.  Por essa razão, precisamos consagrar sempre a nossa vida ao Senhor, abandonando o pecado, cultivando uma vida de oração, lendo a Palavra de Deus e buscando a santidade, pois só assim seremos capazes de vencer o diabo.  Observe que Jesus venceu as tentações porque estava cheio do Espírito Santo e porque usou a Palavra de Deus para derrotar aquele que veio para matar, roubar e destruir.  Aleluia!

Leitura Bíblica: João 16:1-33

Oração:  Santo Deus, hoje entendi que não tenho que lutar contra as pessoas, mas contra o inimigo da minha alma, contra aquele que veio para matar, roubar e destruir.  Neste momento, eu peço perdão pelos meus pecados e consagro a minha vida totalmente a ti.  Enche-me cada vez mais com o teu Espírito e ajuda-me a vencer as tentações e tudo aquilo que o inimigo tem feito contra mim.  Quero conhecer mais a tua Palavra, pois ela é a espada do Espírito Santo. Assim oro, em nome de Jesus, amém.

Texto e Oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem no site da Cidade Viva www.cidadeviva.org.br


"O alvo da tentação é desonrar a Deus e abater a alma" (Owen)      

15o. Dia - O que nos torna filhos de Deus

Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela.  Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota com filhos, por meio do qual clamamos: "Aba Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:12-16

É comum nos ciclos religiosos que todos são filhos de Deus.  Na verdade, todos são amados por Deus, pois foram criados pelo Altíssimo; mas quanto à qualificação de filhos, a Bíblia nos ensina outra coisa.  No Evangelho de João (João 1:10-13), por exemplo, vemos que só os que receberam a Jesus como Senhor, ganharam o direito de ser filhos de Deus.  Ao escrever aos Romanos, Paulo fala que o Espírito Sano é quem nos torna filhos de Deus por adoção, sendo também por meio desse mesmo Espírito que nós clamamos: "Aba Pai".  Que maravilha! O Espírito Santo é que nos gera para uma nova vida e nos torna filhos de Deus.  A partir desse momento milagroso, o próprio Deus, por meio do Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.  Que realidade gloriosa!  Entregue a sua vida a Jesus e receba hoje mesmo a dádiva de ser adotado como filho de Deus.

Leitura Bíblica:  João 15:1-27

Oração:  Meu Pai querido, obrigado por ter me adotado como teu filho.  Sei que não sou digno de ser assim chamado, mas a tua graça é tão grande que perdoou o meu pecado e deu-me nova vida em Jesus Cristo.  Te louvo pleo sacrifício do teu Filho Jesus, pois foi o único caminho possível para que eu alcançasse o perdão dos meus pecados e uma nova natureza que foi produzida em mim pelo teu Espírito Santo. Quero dedicar a minha vida a ti, servindo-te e falando desse lindo amor para todas as pessoas que ainda não te conhecem de verdade.  Meu Pai, eu quero, de alguma maneira, contribuir para o aumento da família do Deus Vivo.  Por Cristo Jesus faço essa oração, amém.

Texto e Oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem no site Cidade Viva


domingo, 26 de maio de 2013

14o. Dia - O que garante a nossa salvação

Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. 
2 Coríntios 1:21-22; Efésios 1:13-14

Nada como termos a garantia de que um contrato ou um acordo será cumprido à risca.  Quando financiamos a compra de um carro, por exemplo, este fica alienado em garantia à instituição que emprestou o dinheiro, até que quitemos todas as prestações.  Nesses dois textos, Paulo afirma que o Espírito Santo é a garantia que Deus nos dá de que a obra que ele começou em nós será completada.  É a garantia de que tudo que o Senhor nos prometeu será cumprido e que nada nem ninguém será capaz de nos separar do seu amor e da sua vontade.  É também a garantia de que a nossa salvação nunca poderá ser perdida, pois Deus nos ajudará a permanecer até a consumação dos tempos.  Que alegria saber que nossa herança e o nosso maravilhoso futuro está assegurado pelo próprio Espírito Santo, que nos faz propriedade divina e nos garante a herança de todas das dádivas que Jesus conquistou na cruz para os seus discípulos amados.  Aleluia!

Leitura Bíblica: João 14:1-31

Oração:  Senhor Deus, que alegria sinto ao saber que nenhum dos teus planos para minha vida serão frustrados.  Obrigado por habitar em mim, através do teu Santo Espírito, e por me fazer perseverar nos teus caminhos até o grande dia em que te verei face a face.  Ajuda-me a confiar mais em ti e a descansar nas tuas promessas inabaláveis.  Pertenço a ti e sei que jamais me abandonarás, pois o teu Espírito é a garantia da minha herança em Cristo Jesus. Faço essa oração em nome do teu Filho Jesus, o meu Salvador.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


sábado, 25 de maio de 2013

13o. Dia - O que nos convence do pecado


Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. 
João 16:7-11

É incrível como o pecado cega a humanidade e faz com que o entendimento das pessoas seja obscurecido.  Muitas vezes ouvimos as mesmas exortações e não conseguimos reconhecer que estamos errados.  Orgulho, prepotência e influência espiritual maligna fazem com que muitas pessoas caminhem em direção aos abismos da vida sem querer dar ouvidos à verdade.  Nesse texto, Jesus afirma que a obra de convencimento sobre o pecado pertence ao Espírito Santo.  É ele quem abre os nossos olhos e nos faz perceber o quão longe estamos da vontade de Deus.  Assim, tenhamos sempre em mente que só Deus é capaz de quebrantar o nosso coração e nos fazer entender a sua santa e soberana vontade.  No mesmo sentido, quando você perceber que alguém que você ama não consegue reconhecer o seu pecado, ore para que o Espírito Santo o convença, pois isso é uma obra exclusivamente dele.

Leitura Bíblica: João 13:1-38

Oração:  Espírito Santo de Deus, tu conheces por completo o meu coração e o íntimo do meu ser.  Reconheço que sozinho não sou capaz de perceber os meus pecados e por isso dependo de ti, Senhor.  Ajuda-me a enxergar o que eu não consigo e produz um profundo arrependimento dentro de minha alma e do meu espírito todas as vezes que eu pecar contra ti.  Do mesmo modo, eu intercedo pelas pessoas que amo e que estão longe dos teus caminhos, para que tu abras os olhos delas, a fim de que reconheçam os seus pecados e se voltem para ti.  Creio que tu és soberano, ó Deus do Universo, e que ninguém pode impedir o teu agir, pois a tua graça é irresistível.  Essa é a minha humilde oração, em nome de Jesus.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


 "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado". (Jesus)
João 8:34






sexta-feira, 24 de maio de 2013

12o. Dia - O que santifica o seu povo


Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 
Gálatas 5:19-25


Quem está em Cristo Jesus é uma nova criatura e, por isso, deve deixar para trás a velha maneira de viver, buscando cotidianamente a santidade para qual foram chamados todos os filhos e filhas de Deus.  Desse modo, precisamos abandonar as obras da carne, que se manifestam na imoralidade sexual, na pornografia, na idolatria, na embriaguez, nas orgias e em tantas outras expressões malignas. Por outro lado, ao nos convertermos, recebemos o fruto do Espírito Santo, que é amor, alegria, paz, mansidão, domínio próprio e tantas outras maravilhas que nos identificam com o Senhor à medida que somos santificados por ele e para ele.  Quando passamos a ser habitados pelo Espírito Santo, após reconhecermos que Jesus morreu por nós e é o nosso Salvador e Senhor, Deus nos separa para a sua glória e faz brotar em nossas vidas todas as expressões maravilhosas do caráter de Jesus Cristo.

Leitura Bíblica:João 12:1-50

Oração: Santo Deus, sei que jamais poderia alcançar o teu amor, através das minhas próprias obras, e hoje entendo o quanto me amas e me deste gratuitamente a vida eterna, por intermédio do sacrifício do teu Filho Jesus Cristo.  Ajuda-me a crucificar a cada dia a minha velha natureza, que insiste em controlar a minha vida. Livra-me de mim mesmo e de minhas tendências pecaminosas e faz brotar a cada dia o fruto do teu Espírito em mim, em nome de Jesus, amém. 

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui



quinta-feira, 23 de maio de 2013

11o. Dia - O que nos lava e purifica do pecado


Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. 
Salmos 51:1-5

Esse é um dos salmos mais maravilhosos da Bíblia, pois se trata de uma linda oração que o Rei Davi fez a Deus, após ter cometido adultério com uma mulher casada e ter mandado matar o seu marido para tentar esconder o seu pecado.  Aqui vemos um coração quebrantado e cheio de arrependimento, que buscava com sinceridade o perdão do Senhor.  No mesmo sentido, o apóstolo Paulo, falando sobre as tendências da nossa carne pecaminosa, afirma que não devemos mais viver de acordo com os hábitos da velha vida, pois fomos lavados, santificados e justificados no nome do Senhor Jesus e no Espírito de nosso Deus (1 Coríntios 9-11).  Desse modo, podemos estar certos de que o Senhor é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e para nos purificar de toda injustiça, quando nos arrependemos e voltamos ao centro da vontade dele para nos purificar de toda a injustiça, quando nos arrependemos e voltamos ao centro da vontade dele para a nossa vida (1 João 1:8-10).  Hoje nós temos a oportunidade de confessar os nossos pecados a Deus e deixá-los para trás, para que o Espírito Santo nos lave, nos purifique e restaure a alegria da nossa salvação.

Leitura Bíbilica: João 11:1-57

Oração:  Senhor Deus, sonda o meu coração e vê se há em mim algum caminho mau.  Ajuda-me a identificar os meus pecados e a deixá-los para trás.  Sei que não toleras a maldade, pois és santo e puro.  Desse modo, Senhor, como sou teu filho, e fui lavado e remido pelo teu sangue, quero ter um coração igual ao tu, ó meu Mestre Jesus.  Limpa-me e purifica-me com o teu Santo Espírito, pois não quero estar longe da tua vontade para a minha vida.  Não quero tentar esconder de ti quem eu verdadeiramente sou, pois tu me conheces por completo.  Ajuda-me a viver uma vida santa e que honre o teu nome, amém.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


quarta-feira, 22 de maio de 2013

10o. Dia - O que intercede por nós

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
Romanos 8:26-28

Há momentos na vida que não temos nem força para orar e parece que não vamos conseguir suportar tanto sofrimento.  Nesses momentos, Deus mostra que se importa com as lutas do seu povo.  Esse texto ensina para nós que o Espírito Santo também geme conosco em nossa dor.  Na realidade, o Espírito Santo não apenas sofre conosco, mas intercede pela nossa vida de maneira que possamos sempre ser conduzidos à vontade de Deus.  De fato, nem sempre sabemos como orar em meio às lutas da vida, mas o Espírito não cessa de interceder por nós, para que continuemos buscando a vontade do Senhor, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa caminhada.  Assim, o que não pode sair nunca da nossa mente e do nosso coração é que o sofrimento na vida daqueles que servem a Deus faz parte de um plano grandioso, onde todas as coisas, inclusive as experiências dolorosas, são usadas pelo Senhor para o nosso bem e para o nosso crescimento.  Aguardemos, pois, o agir do nosso Deus, mediante a intercessão do Espírito Santo, pois ele é bom, fiel e nunca falha em seus propósitos eternos.

Leitura Bíblica: João 10:1-42

Oração: Deus de amor, obrigado por estar perto de mim todo o tempo, inclusive nos momentos mais dolorosos e traumáticos da minha vida.  Se o sofrimento é algo inerente à vida humana, ajuda-me a entender que tens o melhor para mim.  Não deixe que as dores da minha alma calem o meu louvor ao teu nome e nem que as lágrimas do meu coração ceguem a minha percepção de que estás sempre perto.  Obrigado, Espírito Santo, por gemer comigo e por interceder pela minha vida para que eu alcance os propósitos eternos da tua soberana vontade. Sei que todas as coisas cooperarão para o bem daqueles que te amam e que foram chamados de acordo com o teu propósito.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui

Ó Espírito Santo de Deus, ensina-me a orar!!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

9o. Dia - O que distribui dons


Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 

Uma das grandes obras do Espírito Santo na nossa vida é a distribuição dos seus dons espirituais para que cada um de nós possa cumprir o seu papel no Reino de Deus.  Precisamos ter plena consciência de que todos os filhos e filhas do Senhor receberam dons específicos do Espírito para que sejam úteis nas mãos do Pai.  Não podemos deixar que o orgulho, a prepotência ou a soberba tomem conta do nosso coração, pois se somos capazes de efetuar alguma obra em nome de Jesus é porque o próprio Espírito Santo nos presenteou com os seus dons.  Por outro lado, nunca ache que você é desnecessário na Igreja do Senhor.  Você é especial, e o Todo Poderoso colocou um verdadeiro tesouro dentro dentro de você.  O inimigo quer que você deseje os dons dos outros e deixe de usar os seus.  Quando isso acontecer, lembre que Deus distribuiu os dons dele como quis e, por isso, devemos nos alegrar com seus atos soberanos e amorosos.

Leitura complementar: João 9:1-41

Oração: Santo Deus, obrigado por ter me presenteado com tantos dons e talentos.  Ajuda-me a usar tudo aquilo que o Senhor me deu para a tua glória e para a alegria da humanidade.  Perdoa-me por todas as vezes que me acho auto-suficiente e tento fazer as coisas da minha maneira e para a minha própria honra.  Louvado seja o teu nome, ó Espírito Santo de Deus, pois decidiste, soberanamente, presentear-me com teus dons maravilhosos. Ajuda-me a cumprir os propósitos da minha vida com alegria e responsabilidade. Usa-me para abençoar pessoas e para trazer alegria ao teu coração, meu Deus, em nome de Jesus.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui



segunda-feira, 20 de maio de 2013

8o. Dia - O Deus que vive em nós


"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. 
João 14:15-17

Jesus estava nos últimos momentos do seu ministério terreno e fez questão de ensinar aos seus discípulos sobre a vinda do Espírito Santo, que ocorreria quando ele fosse glorificado e subisse aos céus.  Naquele momento, Jesus fez questão de dizer que o amor que dizemos ter por ele deve estar profundamente ligado à nossa obediência à sua santa vontade.  Após o dia de Pentecostes, relatado no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos, a humanidade entrou em uma nova era da revelação divina, a era do Espírito Santo, que é Deus em nós.  A promessa de Jesus foi totalmente cumprida e essa presença maravilhosa de Deus dentro do coração do seu povo traz consigo uma grande responsabilidade.  Devemos, portanto, viver em obediência ao Senhor que em nós habita e que deseja conduzir seu povo à toda verdade. Que privilégio! Somos casa de Deus, a morada do Todo Poderoso! Isso faz toda diferença na vida dos que creem e deve ser um convite diário à obediência aos perfeitos e justos mandamentos do Senhor.

Leitura Bíblica: João 8:12-58

Oração: Deus de amor, não tenho palavras para agradecer a tua bondade e a tua firme disposição de viver em mim, através do teu Espírito Santo, e de formar meu caráter à imagem do caráter de Jesus.  Quero conhecer cada vez mais o teu querer para a minha vida e alegrar-me com o teu agir em mim e através da minha frágil vida.  Obrigado por nunca desistir de me amar e por me impulsionar em direção aos teus alvos para minha vida.  Ser tua morada é um privilégio incomparável e uma dádiva indescritível.  Quero te obedecer mais e mais.  Ajuda-me a caminhar corajosamente pelas estradas da vida, por Cristo Jesus, amém.

Texto e Oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


A música Casa, da banda gospel Palavrantiga tem tudo a ver com a mensagem de hoje! Palavrantiga é uma Legião Urbana Gospel, cheia de atitude, de músicas de rock bem tocadas, com letras lindas, super profundas. Amo essa música, pois ela expressa de uma forma incrível que somos casa, lugar de Deus. Ele não quis habitar em templos construídos por mãos humanas em sim em seus filhos. Ele pode fazer de nós sua morada, basta que a gente abra a porta.  Ele quer que nossa casa um dia seja perfeita e vai trabalhar para isso, agindo dentro de nós, mudando as coisas de lugar, nossos sentimentos, desejos, pensamentos, ações... Lá fora é frio, lá fora é medo, mas morando em nós, o Santo Espírito nos aquece, nos ensina a ser livres e nos enche de alegria!!! Aleluia!!!


Deus preferiu essa carne
Não quis os templos que eu posso construir
Com minhas mãos
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora
Mas sim mora dentro de mim
Abri a porta e Ele entrou em casa.
Estou em obras.
Essa morada um dia será perfeição!
Deus preferiu essa carne
Não quis os templos que eu posso construir
Com minhas mãos, não!
Me fez casa
Eu sou morada
Lugar de Deus
Que não está lá fora
Mas sim mora dentro de mim
A minha janela são estes olhos que brilham
Uma coisa ela mostra
Quem a ilumina é o meu Amado
Mudando as coisas de lugar
Dentro de mim, dentro de mim
Eu sou casa
lugar de Deus
Ele habita em mim
Lá fora é frio
Lá fora é medo
É alto de monte
Deserto, vazio
Morando em mim, Tu me aqueces
Me ensina a ser livre
Santo Espírito me enche de alegria

domingo, 19 de maio de 2013

7o. Dia - O que nos batiza em um só corpo


Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 
1 Coríntios 12:12-13

A igreja da cidade de Corinto era extremamente infantil e imatura em suas percepções sobre o Espírito Santo.  Parecia haver alguns membros da igreja que achavam estar em um nível espiritual mais elevado do que os outros, em razão de possuírem dons que julgavam ser mais espetaculares e importantes do que outros, como o dom de falar em línguas estranhas, por exemplo.  Através de uma palavra extremamente esclarecedora, o apóstolo Paulo fala que todos os cristãos formam o Corpo de Cristo e que são parte integrante dessa realidade porque Deus os escolheu e os colocou de maneira ordenada e soberana dentro da igreja, distribuindo dons, talentos e funções diferentes para cada um dos seus filhos e filhas.  Assim, nunca pense que você é um cristão de segunda categoria porque não tem esse ou aquele dom.  Lembre-se que todos nós, os remidos, formos batizados com o Espírito Santo, o que tornou possível a nossa inclusão no corpo de Cristo que é a sua Igreja.  Alegre-se no Senhor, pois ele derramou sobre você o Espírito Santo quando você reconheceu que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador da sua vida.  Você é muito importante para Deus!

Leitura Bíblica: João 7:1 a 8:11

Oração:  Senhor, obrigado por tão grande dádiva. Obrigado por me fazer participantes do teu corpo, que é a igreja do Deus Vivo.  Obrigado porque o teu Espírito Santo foi derramado sobre mim quando eu me converti e reconheci que Jesus Cristo morreu na cruz pelos meus pecados.  Não sou merecedor de tanto amor e tanta graça. Por isso, usa-me para falar desse amor aos outros, para que também recebam o batismo do Espírito Santo, e tornem-se, junto comigo, morada do Altíssimo.

Texto e Oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;
a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 
1 Coríntios 12:4-11

There are different kinds of gifts, but the same Spirit distributes them.
There are different kinds of service, but the same Lord.
There are different kinds of working, but in all of them and in everyone it is the same God at work.
Now to each one the manifestation of the Spirit is given for the common good.
To one there is given through the Spirit a message of wisdom, to another a message of knowledge by means of the same Spirit,
to another faith by the same Spirit, to another gifts of healing by that one Spirit,
to another miraculous powers, to another prophecy, to another distinguishing between spirits, to another speaking in different kinds of tongues, and to still another the interpretation of tongues.
All these are the work of one and the same Spirit, and he distributes them to each one, just as he determines. 
1 Coríntios 12:4-11

sábado, 18 de maio de 2013

6o. Dia - O que nos dá poder para testemunhar


Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir". 
Atos 1:8-11


O ser humano tem um profundo e natural desejo por poder.  Poder militar, econômico, financeiro, social, estético, sexual, espiritual e por aí vai.  De fato, o poder é uma arma destrutiva quando utilizado de maneira errada e fora dos propósitos de Deus.  Por outro lado, quando recebemos o poder do Senhor para cumprir o que ele determina, alcançamos a sabedoria necessária para uma vida plena.  Nesse texto, vemos que o Espírito Santo nos dá poder para que sejamos testemunhas de Jesus cristo nesse mundo sofrido e sem esperança, carente de Deus e do seu amor.  Como cristãos, precisamos parar de buscar o poder de Deus para os nossos próprios deleites e começar a fazer o que ele quer que façamos.  Do mesmo modo que os primeiros discípulos, temos a tendência de perder o foco da nossa missão de vida e ficar "olhando à toa para o céu", para os nossos próprios deleites e começar a fazer o que ele quer que façamos.  Do mesmo modo que os primeiros discípulos, temos enquanto o desejo de Deus para nós é que preguemos com urgência o evangelho da salvação em Jesus para toda a humanidade e que façamos isso no poder do Espírito Santo, enquanto na Terra estivermos, e até que Jesus volte.

Leitura Bíblica: João 6:1-71

Oração:  Senhor, há muita gente perdida nesse mundo, sem esperaça e sem uma verdadeira razão para viver.  Não permita que eu seja um simples número que compõe as estatísticas relacionadas à quantidade de cristãos no mundo.  Faz de mim um missionário, alguém cuja principal missão de vida é testemunhar sobre o amor de Jesus para toda a humanidade, através da unção e do poder do teu Espírito Santo. Ajuda-me, em nome de Jesus, amém.

Texto e oração por Sérgio Queiroz
Assista ao vídeo da messagem Clique aqui


E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Marcos 16:15

sexta-feira, 17 de maio de 2013

5o. Dia - O Espírito que dá vida


Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. 

João 3:3-6


Se há algo que podemos afirmar com certeza é que todos nós nascemos de um ventre materno.  Esse tipo de nascimento é o que Jesus chama de nascer da carne.  No mesmo sentido, o Mestre afirma que quem nasce da carne não pode ver, nem tampouco entrar no Reino de Deus.  Em outras palavras, toda a humanidade já nasce perdida e incapaz de adentrar no maravilhoso Reino de Deus, cuja única porta é Jesus Cristo.  Por outro lado, aquele que é nascido do Espírito Santo é uma nova pessoa e passa a ser um cidadão desse Reino glorioso, desde o dia que se arrepende dos seus pecados e reconhece Jesus Cristo como o seu único salvador.  Nicodemos era um grande mestre religioso, mas não entendia o que significava a graça de Deus.  Para ele, cumprir preceitos religiosos do povo judeu era a maneira de ser salvo, mas Jesus acabou por desconstruir tudo o que aquele homem achava saber sobre salvação, afirmando que temos que nascer novamente para entrar no seu Reino de amor e graça, e isso é um presente de Deus e não fruto de um esforço pessoal.

Leitura Bíblica: João 5:1-47

Oração:  Espírito Santo, a humanidade teima em querer viver por si mesma e esquece que a verdadeira vida está em ti.  Por muitas vezes tenho vivido de acordo com as minhas próprias vontades, sendo guiado pela minha natureza carnal, própria daqueles que nasceram da carne.  Hoje eu quero afirmar novamente que nascer do Espírito é a grande benção que eu poderia receber das tuas mãos, pois só assim serei capaz de cumprir alegremente o teu querer para todas as áreas da minha vida.  Guia-me pelos teus caminhos lindos e santos e faz-me viver como alguém que realmente nasceu novamente, pelo poder do teu Espírito, por Cristo, amém.

(Texto e Oração por Sérgio Queiroz)
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". 

João 3:7-8

quinta-feira, 16 de maio de 2013

4o. Dia - O Espírito Prometido


"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. 
Joel 2:28-29

Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". 
Atos 1:4-5


No Antigo Testamento, observamos que Deus derramava do seu Espírito Santo apenas sobre três grupos especiais de pessoas: sacerdotes, reis e profetas.  O povo, em geral, via a ação do Espírito Santo na vida de seus líderes, mas não usufruía da dádiva de ser habitado pelo Altíssimo com eles. O próprio Moisés, certa vez exclamou: "Quem dera tudo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!" Números 11:29.  Entretanto, ainda naquela época, já havia uma promessa de Deus, dada ao profeta Joel, de que viria um dia em que ele derramaria do seu Espírito sobre todos os povos.  Chegado o tempo de Jesus, relatado nos Evangelhos, essa promessa foi novamente repetida e confirmada, como lemos nos versos acima.  Hoje, o Espírito Santo prometido é um presente que o Senhor dá a todos os que a ele pedem em nome de Jesus: "Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir". Lucas 11:13

Leitura Bíblica: João 4:1-54

Oração:  Senhor Deus, eis aqui a minha vida diante dos teus olhos.  Sei que sou pecador e indigno de ser chamado de teu filho.  Reconheço que Jesus Cristo morreu na cruz para me salvar e me tornar teu servo e teu amigo.  Hoje eu afirmo, mais uma vez, que reconheço Jesus como meu Senhor e Salvador.  Derrama sobre mim do teu Espírito prometido.  Enche-me até que eu transborde e sinta a verdadeira felicidade fluindo dentro de mim.  Sou teu filho, faz de mim um servo fiel.  Assim eu oro em nome do meu Jesus Cristo, amém.

(Texto e oração por Sérgio Queiroz)
Assista ao vídeo da mensagem Clique aqui


Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.

Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Vem controlar todo o meu ser,vem dirigir o meu viver.
O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir.

Espírito - Padre Marcelo Rossi