Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Tempo de Traçar Novas Metas

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19:21


Mais um ano se passou... mais um ano, menos um ano! É isso aí, mais um ano vivido, menos um ano a viver... Já parou para pensar nisso? É tempo de refletir sobre o que temos feito, sobre nossos planos, quais foram atingidos e quais foram frustrados. O que deixamos de fazer que poderíamos ter feito? Por que não fizemos? No final do ano é bom conferirmos nosso saldo. Positivo ou negativo? São várias as áreas a serem analisadas, como as finanças, a saúde, a profissão e as mais importantes: a família e o crescimento espiritual. Eu já fiz o meu balanço, e percebi que há muita coisa a ser feita no próximo ano. Hábitos a serem mudados. Pensamentos a serem reordenados. Atitudes a serem tomadas. Vou retomar meus planos em todas as áreas. Precisamos fazer planos e traçar estratégias para alcançá-los. O que não planeja não tem norte e não chega a canto algum. Precisamos conduzir nossa vida, nossos caminhos, refletir sobre nossas escolhas, não devemos deixar a vida nos levar, mas levá-la. Um novo ano é uma ótima oportunidade para recomeçar, como diz Carlos Drummond de Andrade "Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente". Vamos aproveitar esse momento de tomar as rédeas de nossa vida e seguir, pelo caminho certo, com alvos predefinidos. Nesse processo, entretanto, não podemos esquecer de que o que vai prevalecer é a vontade do Senhor! Não sei se irei alcançar meus objetivos, mas uma coisa eu sei, vou tentar, vou recomeçar,  com a certeza de que tudo que eu fizer para a Glória do Senhor, será abençoado. Um ano novo repleto das bênçãos de Deus e cheio de realizações para todos os meus irmãos e queridos leitores! Shalom!




Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Aprisionados ao Passado

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.Isaías 43:18-19

Existem muitas pessoas presas a fatos ocorridos no passado. Muitos traumas de infância e adolescência que não foram tratados atormentam adultos e geram consequências nocivas às suas vidas, e, mais especificamente, aos seus relacionamentos. Uma simples demonstração de predileção por um filho, pode causar sérios danos ao outro. Apelidos depreciativos, separações, traições, entre outros fatores, são capazes de detonar um adulto emocionalmente. Pais ou mães desatenciosos e/ou ausentes serão responsáveis, inevitavelmente, por filhos traumatizados. Conheço muitas pessoas presas a traumas do passado, os quais não foram curados nem com muitas sessões de terapia. Mas como se libertar dessas algemas? Como superar esses traumas? A Bíblia diz que não devemos viver no passado, eis que, quando aceitamos Jesus, tudo se faz novo! Jesus se apresenta como salvador e libertador e nos ensina que devemos amar e perdoar. Podemos facilmente perceber que as chaves mais importantes para a libertação são o amor e o perdão. Perdoar não é simplesmente esquecer, mas lembrar sem mágoa no coração. Precisamos compreender que todos nós somos falíveis, e um dia também vamos precisar do perdão de alguém. O perdão é essencial para libertar o nosso coração de mágoas que nos aprisionam. Além de perdoar, Jesus nos incita a amar o próximo como a nós mesmos. Ele não diz que devemos amar ao próximo MAIS que a nós mesmos, mas COMO a nós mesmos.  Se amamos o outro e não nos amamos, nosso amor nos fará mal e isso não é bom. É preciso saber dizer sim, quando se pode dizer sim e não, quando se deve dizer não. Não devemos carregar culpas pelo que não fizemos, ou pelo que fizemos, mas sim mudar a atitude e seguir em frente deixando para trás problemas sem solução e situações que não voltarão, ou seja, também precisamos perdoar a nós mesmos! Quando amar ou perdoar se torna uma tarefa muito difícil, devemos orar incessantemente, para que o Espírito Santo de Deus toque os nossos corações e nos liberte dos traumas do passado. Pode ter certeza que sua oração será atendida! Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livresJoão 8:36 Shalom! 

Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Caminhando com a Certeza da Vitória

O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados. Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos. O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Imagine a seguinte situação: Uma pessoa está com um enorme dívida que está para vencer dentro de 30 dias e não tem o dinheiro para pagar. Os juros são altíssimos. Ela tem uma perspectiva de receber uma boa quantia em dinheiro, mas não tem previsão de quando vai sair, nem sequer se vai sair mesmo, sabendo, apenas que se recebesse logo, pagaria tudo e ainda sobraria muito dinheiro. Os dias passam se arrastando, pois a pessoa não para de pensar na dívida e não vê luz no fim do túnel, apenas escuridão. Ela imagina seu nome no SERASA, SPC, sua mudança para uma casa menor, a venda do carro, e muitas outras coisas ruins e/ou desagradáveis. Ela não consegue trabalhar, não dá atenção aos filhos e não se diverte. Ela ora, mas não tem fé, pois já se condenou e se vê arruinada, e sofre, e sofre. Um dia antes de pagar a dívida, ela recebe a notícia de que o dinheiro que esperava saiu. Agora imagina se 30 dias antes de vencer sua dívida, essa pessoa recebesse um telefonema de uma amiga, informando que soube por fontes fidedignas que seu dinheiro iria sair. A amiga conta todos os detalhes e informa o valor que ela vai receber e diz, ainda, em que dia. De posse dessa informação, a pessoa passa o mês tranquilo. Trabalha, cuida dos filhos, passeia e diverte-se como em um mês qualquer. Um dia antes da dívida, recebe seu dinheiro. Podemos perceber por essas duas estórias, que a pessoa que já sabe como será o final é muito mais feliz e passa pelos problemas com tranquilidade. Poucas vezes na vida saberemos o final dos nossos problemas, mas poderemos passar por todos com tranquilidade e certeza da vitória se crermos plenamente em Deus e na salvação por nosso Senhor Jesus Cristo. Com Jesus a vitória é certa! Ele morreu para nos salvar. Viveremos eternamente, livres do pecado e na presença do Altíssimo! Esse é o final mais importante, é o final visto da perspectiva da eternidade! Nossos pequenos finais aqui na terra não são muito relevantes, embora às vezes os valorizemos muito mais que a nossa própria salvação. Mas o amor de Deus por nós é tão grande, mas tão grande, que além de entregar seu próprio filho para nos salvar e nos conceder um final feliz, ele se preocupa com nossos pequenos finais e garante que nunca nos deixará, nunca nos abandonará!  Deuteronômio 31:8 Aleluia!!!!! Irmãos, nosso Deus é poderoso, bondoso, misericordioso, compassivo, justo, maravilhoso!! Caminhem com a certeza da vitória! Shalom.


"Seguro vou em Tuas mãos, sei que tudo isso passará
Com tua graça eu vou, tens esperança em mim
Quem me sustenta é Tua Palavra"
Seguro Vou, Palavra Antiga

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Deus cuida de mim

"Deus cuida de mim, nas sombras das suas asas... E não ando sozinho, não estou sozinho pois sei, Deus cuida de mim".  Adoro cantar essa música de louvor a Deus sempre que sinto medo, quando fico ansiosa ou aflita, e, também, quando sinto o cuidado de Deus comigo. Pois é. Andava preocupada com tantas coisas, tão envolvida com minha vida, meus prazeres, meus problemas, que me afastei um pouco das minhas orações, nem estava merecendo o cuidado de Deus. Mas mesmo sabendo disso, pois Ele sabe todas as coisas e conhece o nosso coração, o Senhor me concedeu um grande livramento. Hoje, quando fui levar meu filho à escola, passei por uma situação inesperada, que poderia ter culminado em uma grande tragédia. Quando ele desceu do carro e já estava atravessando a rua, olhando apenas para um lado, veio um carro no sentido oposto em alta velocidade. Eu estava abrindo o vidro naquela hora, para perguntar se ele iria ao culto jovem hoje, quando vi o carro passando e ele pulando para trás. Ele ficou muito nervoso e disse que por pouco não tinha sido atropelado. De fato. Foi tudo muito rápido, e, diante da velocidade que o carro vinha, a probabilidade de ele ter sido atingido era muito grande. As lágrimas escorreram dos meus olhos. Baixei a cabeça e agradeci a Deus pelo livramento. Muitas coisas passaram em minha cabeça, em especial que eu poderia estar naquele momento levando meu filho para um hospital, ou coisa pior. Mas esses pensamentos logo passaram quando me lembrei que tenho um Deus, maravilhoso, misericordioso, que cuida de mim, que cuida do meu filho. Mais um livramento. Mais um motivo de agradecimento. Voltei em paz, pensando que deveria dar meu testemunho, louvar e agradecer a Deus e me achegar de novo a Ele.  Como é bom saber que NADA pode me separar do amor de Cristo, e como é reconfortante ter a certeza de que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito ( Romanos 8:28) e que nada disso depende de mim, mas da misericórdia de Deus! Estou mais que feliz hoje, pois sou mais que vencedora!! Shalom!


Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Feliz em qualquer situação


Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. 

Filipenses 4:11-13

A semana passada eu fiz uma audiência da qual não esqueci até hoje. Era uma interdição de uma idosa, que não pôde comparecer porque não se movia mais, estava muito debilitada. A filha dela veio me explicar a situação e pedir uma visita domiciliar. Enquanto minha assistente digitava a audiência, comecei a conversar com aquela senhora e ela me contou a difícil situação em que vivia. Há muito tempo não podia trabalhar, pois tinha que cuidar da mãe. Não casou e não teve filhos. Passou a vida se dedicando aos outros. Tinha um glaucoma, além de outros problemas de saúde, como pressão alta. Vivia com dois salários mínimos, sendo a aposentadoria da mãe e a pensão do pai. Uma situação dessas não é incomum de se ver, a não ser pela fé daquela mulher. Mesmo diante de toda dificuldade ela me disse que era muito feliz, pois tinha um Deus maravilhoso, misericordioso, que nunca iria abandoná-la e que só tinha a agradecer. Eu perguntei se ela estava preparada para perder a mãe e seus olhos se encheram de lágrimas. Ela disse que não. Imaginei a angústia dela, pois quando a mãe falecer, além de perder a mãe, vai perder a fonte de seu sustento. Então, ela olhou para mim e disse Deus haveria de lhe dar forças e de prover suas necessidades. Aquela mulher estava cheia do Espírito Santo e sabia viver feliz mesmo passando privações. Ela tinha plena fé em Deus e em suas promessas. Fiquei emocionada com aquele testemunho de fé! Quantas vezes nos queixamos por besteiras! Como é fácil nossa fé se abalar por qualquer problema que aparece! No meio de tantas audiências desgastantes, aquela renovou minha fé, minhas energias e me encheu de paz. Antes de sair, ela deixou um Salmo para cada uma de nós e o meu foi o 121, que diz:

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!
O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.


Irmãos, levantem os olhos para os céus, com a certeza de que o seu socorro vem de Deus! Ele não permitirá que você tropece. Ele te protegerá e estará sempre alerta! Shalom!



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Abra os olhos!


Direi a Deus, minha Rocha: "Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? " Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus? "

Quantas vezes ficamos sonhando com a mudança em algo que não nos agrada na vida? Queremos mudar de emprego, casar ou separar, ter filhos, nos aposentar, passar em um concurso, ficar bom de uma doença, sair de uma crise financeira, etc. Às vezes até queremos muitas dessas coisas ao mesmo tempo, mas parece que nada muda.  Nossas orações não são atendidas. Temos a sensação de que o tempo passa sem que nada aconteça.  Sabe de uma coisa? Pode ser que o que estamos esperando não aconteça mesmo! Talvez Deus não queira mudar nossa situação, porque está usando-a para nos transformar. Talvez o que estamos querendo mudar não é o que realmente precisa ser mudado. Nossos pontos de vista equivocados, nossas experiências de vida frustrantes, nossos paradigmas e preconceitos, nossa falta de fé solidificada, nossos maus hábitos e desejos, entre outros fatores, podem estar prejudicando a clara visão de nossa situação, fazendo com que problemas insignificantes se tornem verdadeiros terremotos em nossas vidas e que problemas realmente sérios tornem-se o foco permanente de nossa atenção. Talvez o Senhor não deseje que você tenha um emprego melhor, mas quer que você valorize o que você tem e esteja feliz e satisfeito com isso. Pode ser que o Senhor não deseje que você tenha filhos, pois está preparando uma criança para você adotar. Talvez Ele não permita que você fique bom de uma doença, porque quer que você seja exemplo de fé para outras pessoas. Uma crise financeira, por seu turno, pode durar muito tempo, até que você perceba que Ele não vai deixar faltar o essencial, o que você realmente precisa para viver. Talvez Ele não te permita ter independência financeira para que se separe do marido que te agride, porque está planejando a restauração de seu matrimônio, ou o bem de seus filhos. Ele também pode estar querendo que você deposite sua fé nele, que sua atenção seja destinada a Ele e que seus pedidos estejam de acordo com o que Ele ensina ser realmente importante. Avalie se o que precisa ser mudado é a sua situação ou o seu coração! Shalom.



Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Salmos 42:11

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Enfrentando Golias


Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.


Golias era um guerreiro gigante, com dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; usava caneleiras de bronze nas pernas e tinha um dardo pendurado nas costas. Davi, por sua vez, era um pastor de ovelhas que sabia tocar harpa. Suas armas eram um cajado, cinco pedras e uma atiradeira. Ninguém poderia acreditar que Davi venceria a luta contra o gigante. Era muito improvável, quiçá impossível aos olhos humanos, mas Davi venceu. A vitória de Davi, todavia, não ocorreu devido aos seus próprios méritos. Davi venceu porque Deus estava com ele. Davi encarou o gigante com a certeza da vitória, pois tinha convicção de que não o enfrentaria sozinho. Ele não conjecturou sobre o tamanho ou a força do gigante; sobre o peso da lança ou sobre a face aterrorizante de seu adversário, ele apenas pensou em Deus, e entregou a Ele a batalha, então, venceu. Qual é o gigante que você está tentando derrubar? Uma doença? Uma crise financeira? Uma situação indefinida? Problemas de relacionamento que parecem sem solução? Seja qual for o seu gigante, não tenha medo, não se apavore! Faça como Davi, enfrente-o, com a certeza de que Deus está no controle, a batalha é Dele! Pare de pensar no tamanho e na força do seu Golias e foque na bondade, na justiça e no poder do Senhor, Rei dos Exércitos, e seus gigantes cairão. Shalom!

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reflexão e Transformação

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24


A correria do dia a dia, os inúmeros compromissos e atribuições fazem com que a gente viva no "automático", sem muita reflexão, sem atentar para os motivos que estão nos guiando. De repente, nos pegamos comprando algo que nem precisamos e que não teremos sequer ocasião para usar, só porque está na moda, ou porque outra pessoa tem. Sonhamos os sonhos dos outros, queremos a vida dos outros... Passamos do Facebook para o Instagram, depois para o Twitter e Tumblr, com direito a paradinha em alguns Blogs, para preenchermos ainda mais nosso cada vez mais curto tempo, e alimentar ainda mais nossos cada vez mas vastos desejos. Porém, não  paramos para refletir sobre o que nos move e aonde queremos chegar. Somos muito imediatistas, ansiosos, impacientes, materialistas e consumistas e aí pecamos e sofremos as consequências de nossos pecados. Nos desviamos do caminho. Simplesmente nos esquecemos de Deus, do que é certo e errado, do que deve e não deve ser feito, qual o nosso objetivo final e por qual motivo. No Salmo 119, o Rei Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus, clama ao Senhor que o conduza pelo caminho eterno. Davi tem o hábito de meditar na Palavra, de reconhecer a grandeza do Senhor, sua bondade, sua justiça. Ele confessa seus pecados, arrepende-se verdadeiramente, pede perdão e louva a Deus. Assim também devemos agir. É muito importante meditarmos sobre nós mesmos e sobre os propósitos de Deus para nossa existência. Precisamos parar para fazer um "Raio X" minucioso da nossa vida, dos nossos atos, das nossas motivações. Analisar o que estamos fazendo de certo e de errado, e saber o que não está agradando a Deus, para mudar. Depois de identificar o que não agrada a Deus, precisamos planejar a volta para os trilhos. Meus queridos, essa luta é diária! Não se enganem. Não é porque eu leio a Bíblia e oro todos os dias, que faço tudo certo. Até a leitura da Bíblia e a oração podem se tornar "automáticas". Se não estivermos atentos, nos acomodaremos e nos acostumaremos com nossos deslises, com os objetivos traçados pelo mundo. Por isso não podemos deixar de meditar, de refletir sobre nossos atos e sobre as consequências deles diariamente. A reflexão é uma das chaves para a transformação. Shalom!



Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Tempo para Deus

Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".
Mateus 13:19-23

Você que está lendo essa mensagem agora, parou para ler por quê? O que te chamou atenção? Está lendo porque gosta das coisas que eu escrevo, porque quer ler palavras de incentivo e conforto, ou porque quer aprender um pouco mais de Deus? O que te move a dedicar seu tempo à leitura desse texto? Se você gosta das coisas que eu escrevo, fico muito feliz por saber que estou cumprindo minha missão de repassar a mensagem do Evangelho para outras pessoas. Se você lê porque quer ouvir palavras de conforto e esperança, ótimo! A Palavra de Deus é alimento espiritual e não volta vazia, certamente você encontrará o que está buscando. Mas se você pára para ler, porque quer separar um pouco do seu tempo para ouvir o que Deus tem a te dizer, para ter um momento com Deus, para aprender mais sobre a Bíblia e sobre a vontade de Deus para sua vida, então, você está chegando aonde o Senhor quer que você chegue! A Palavra dele não é para ser lida em momentos difíceis e esquecidas em momentos alegres. Não é para ser abandonada na tribulação e sufocada pela boa vida, pelas riqueza, e sim para ser guardada no coração e repassada para outras pessoas. A semente tem que brotar e frutificar, não pode ser desprezada. Do mesmo modo que alimentamos nosso corpo, precisamos alimentar o nosso espírito, com o pão da vida, e o pão precisa ser compartilhado, dividido, multiplicado. Os discípulos de Jesus ouviram suas palavras com atenção e repassaram a muitos outros, até que ela chegasse até nós. Não tenha vergonha do evangelho. Não se encabule por ser Cristão, por saber que é fraco e pecador, mas glorie-se com a salvação. Lembre-se de que Deus vai até aqueles que tem tempo de ouvi-lo. No meio da correria do seu dia a dia, separe um momento para o Senhor e nunca perca a oportunidade de transmitir a Boa Nova para outras pessoas! Shalom.

 Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O que fazer com Jesus?

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12

Jesus veio ao mundo e anunciou ser o filho de Deus. Sustentou ser o caminho a verdade e a vida, a videira verdadeira, a luz do mundo, o pão da vida. Ele fez milagres, curou doenças, ressuscitou mortos, multiplicou o pão, o peixe o vinho. Ele ensinou que não precisamos nos preocupar com rituais religiosos, mas que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.  Ele viveu conforme seus ensinamentos, transformou e continua transformando vidas. Ele prometeu a salvação e a vida eterna para aqueles que neles crerem. Quando ficamos sabendo de tudo isso, temos duas opções: Rejeitá-lo ou aceitá-lo. Quando o rejeitamos, fechamos as portas para nossa salvação e abrimos mão do nosso pastor. Seguimos sozinhos, sem rumos, sem norte, sem esperanças. A morte torna-se uma tormento, o fim da existência, uma angústia que se aproxima. A vida parece injusta, má e sem sentido. Noutro passo, quando o aceitamos, reconhecemos nossa fraqueza e passamos pela porta da salvação, para a vida eterna. Nossa mente clareia, enche-se de esperança, de luz, de sabedoria. Tudo passa a fazer sentido e a morte deixa de ser o fim, mas o começo de uma vida sem dor, sem choro ou ranger de dentes. Deus se revelou ao mundo, por meio de seu filho, maravilhoso, poderoso, amoroso, misericordioso. O que você vai fazer com Ele? Para onde podemos ir, se só Jesus tem palavras de vida eterna? Entregue-se a esse amor inesgotável e viva uma vida plena. Shalom!


Jesus, seu nome é força, é fôlego de vida, misteriosa água viva!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Fé na Provação

O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! " Deuteronômio 31:8

Duas pessoas estão muito doentes e a doença é a mesma. Os sintomas são os mesmos. As duas tem parentes e amigos que as amparam e as ajudam. As duas tem condições financeiras de tratar a doença nos melhores hospitais, porém, uma sofre muito mais que a outra. Uma não tem muitas esperanças e suas dores parecem mais fortes, enquanto a outra tem a certeza da vitória e suas dores parecem menores. As duas vão ficar boas, mas para uma delas a caminhada parecerá injusta, dolorosa e sem fim, ao passo que a outra passará pelo problema com muito mais tranquilidade, e verá doença como uma oportunidade de crescimento, aprendizagem e renovação. Quando vier a cura, a primeira achará que demorou demais, e que não merecia passar por tudo aquilo, a segunda, por sua vez, ficará muito grata e feliz com a vitória alcançada. A fé em Deus é o que vai fazer diferença em nossas vidas quando passarmos por provações. Shalom!


Rompendo em Fé
Diante do Trono

Cada vez que a minha fé é provada
Tu me das a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam prá perto de Ti.
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, a cada dia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

Cada vez que a minha fé é provada
Tu me das a chance de crescer um pouco mais
As montanhas e vales, desertos e mares
Que atravesso me levam prá perto de Ti.
Minhas provações não são maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar
Se diante de mim não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, com ousadia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé, com ousadia vou mover o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher
A cada dia vou viver rompendo em fé

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Renascer em Cristo

"Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".  Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 
João 3:3-5


Quando entregamos nossa vida à Cristo, nascemos de novo, não na carne, mais no espírito. Desse modo, assim como um bebê que acaba de nascer, quando nos convertemos, somos bebês espirituais e precisamos nos desenvolver espiritualmente para alcançar a maturidade. A transformação das nossas vidas, portanto, não acontece instantaneamente, de uma hora para outra, mas é lenta e gradual, ocorrendo à medida em que andamos com Deus, que conhecemos a sua palavra e a obedecemos, com temor e com amor. É um processo de libertação dos hábitos da velha vida, que continuam arraigados conosco e teimam em não querer nos deixar. Nessa caminhada, pecaremos e nos arrependeremos. Seremos tentados e cairemos em tentação. Muitas vezes sofreremos consequências dos nossos pecados e sentiremos a ausência de Deus, pois não podemos estar em comunhão com Ele se estivermos em pecado. Como o filho pródigo voltaremos, sempre, pois Deus já nos escolheu e nos trará de volta para ele, pelas orelhas! Desse modo, se quisermos ter uma vida terrena plena, devemos procurar nos libertar dos velhos hábitos, conhecer a palavra de Deus, orar, louvar, meditar na Palavra, jejuar, confessar nossos pecados, enfim, ter um relacionamento autêntico com o Senhor. Seguindo assim, encontraremos forças inexplicáveis para enfrentar as dificuldades da vida, alcançaremos a paz que excede todo o entendimento, mesmo em momentos de grande tribulação, seremos sábios em nossas decisões e corretos em nossos atos, transformaremos nossas angústias, ansiedades, e preocupações em fé, sem medo, sem dúvida de que o Senhor está no controle de tudo, além de darmos exemplo a outras pessoas, as quais o Senhor também quer salvar. Por isso irmão, se você crê em Jesus e o aceita como o seu Senhor e Salvador, não se acomode com uma simples missa ou um culto de domingo, busque ao Senhor, como quem busca o alimento para sobrevivência, pois o que vem dele é alimento para o nosso espírito! Shalom! 



Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como podemos ser salvos?

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se gloriePorque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.Efésios 2:6-10

Muitos cristãos têm dúvidas sobre a salvação. Não sabem o que podem fazer para ser salvos, pois existem muitas doutrinas que pregam a salvação pelas obras, o que muito confunde a cabeça das pessoas. Na verdade, somos salvos pela fé em Jesus Cristo, o filho de Deus, que fez-se homem e habitou entre nós, para nos redimir dos nossos pecados. Sem Jesus, a justiça do Senhor cairia sobre nós, de modo que não alcançaríamos o Reino de Deus, como constatamos na seguinte passagem: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23). Nós não somos capazes de salvarmos a nós mesmos, pois somos seres caídos, fracos e pecadores. Pelo fundamento de fé Cristã, nascemos neste mundo apenas uma vez, e, depois disso, somos conduzidos à vida eterna, como Jesus nos prometeu: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.( João 6:47). Não existe reencarnação ou evolução do espírito para alcançar a salvação. Cremos que somos salvos pela fé em Jesus Cristo e que viveremos eternamente no Reino de Deus, em sua presença, sem choro nem ranger de dentes, Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14:17). Diante dessa verdade Bíblica, que chamamos sã doutrina, podemos concluir que ninguém é salvo porque pratica boas obras. Não há nada que possamos fazer para garantir por nós mesmos nossa salvação. Apenas o arrependimento verdadeiro e o novo nascimento em Cristo nos garante a vida eterna. As boas obras e a caridade que praticamos, portanto, não são garantias de salvação e sim consequência da nossa fé, pois a Bíblia diz:  E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça (Romanos 11:6). Estamos sendo transformados continuamente, por isso passamos a ser cada dia mais bondosos e caridosos: E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem, estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. (2 Coríntios 3:18). Sendo assim, irmão, não tenha dúvidas sobre a sua salvação e permaneça firme no Senhor, sem se deixar levar por falsas doutrinas, pois Cristo morreu por você, Ele já te salvou! Shalom!


Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bíblia Evangélica x Bíblia Católica

"De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".
Marcos 12:28-31

Nasci em família católica, fui batizada, fiz primeira comunhão e casei na Igreja Católica, no entanto, não lia a Bíblia. Minha devocional se resumia em ir à missa e rezar. Só comecei a ter interesse pela leitura da Bíblia, após passar a frequentar a Igreja Evangélica, e não sabia que havia diferenças entre a Bíblia Católica e a Evangélica. Há muito pouco tempo descobri que elas existem! A principal diferença entre as duas é o número de livros. A primeira tem sete livros a mais, todos no Velho Testamento. São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico. Além disso, há alguns capítulos e versículos que foram removidos da Bíblia Protestante, são eles: capítulos 13 e 14 do livro de Daniel; versículos 4 a 6 do capítulo 10 do livro de Ester e capítulos 11 a 16 de Ester. Essas diferenças existem porque os referidos livros, capítulos e versículos foram recusados pelos rabinos judeus durante um Sínodo (Concílio), por considerarem que não eram inspirados no Espírito Santo, além de não haverem sido citados por nenhum autor do Novo Testamento. Isso significa que o Novo Testamento é igual em ambas as versões, ou seja, a mensagem do Cristianismo é idêntica. O critério de salvação do evangélico é o mesmo que o do católico, qual seja, reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Na verdade, o que distancia os evangélicos dos católicos é o fato dos últimos basearem sua fé, também, nas tradições e dogmas da igreja, como assunção de Maria, culto aos mortos, culto aos santos, infalibilidade do Papa, purgatório, etc. Esses assuntos não foram tratados nas Sagradas Escrituras, seja qual for a versão, de modo que não são aceitos pelos protestantes, que fundamentam sua fé exclusivamente na Bíblia. Portanto, podemos concluir que a essência das duas é a mesma, então, cabe a cada um avaliar qual a que mais se adapta a sua fé, e seguir! Shalom!

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

não por obras, para que ninguém se glorie.
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dia 27 - Derrotando a tentação


Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos [...] mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem.
(2 Timóteo 22, BV)

Vencer a tentação é um desafio diário da vida cristã. Tentação é atração por coisa proibida, é movimento íntimo que incita o mal, é a vontade de fazer algo que Deus não aprova. As tentações estão por toda parte: em lugares que frequentamos, livros que lemos, programas que assistimos, pessoas que conhecemos, etc... No entanto, apesar de estar ao nosso redor, ela se inicia dentro de nós, por um desejo pré-existente. Obviamente, se não houver desejo, a tentação não tem como nos atrair e, portanto, não será uma tentação! Por isso, precisamos estar atentos a tudo que permitimos que ocupe nossa mente. Uma simples propaganda do McDonalds pode nos sugestionar a vontade de comer, quando sequer estamos com fome! O poder da sugestão é muito grande, pois é natural que nos direcionemos para onde dirigimos a nossa atenção. Nesse contexto, podemos concluir que a batalha contra o pecado é ganha ou perdida na mente, pois o que prende nossa atenção também nos aprisiona. Por isso a Bíblia ensina que não devemos ficar pensando em coisas sem valor, mas devemos ocupar o nosso pensamento com coisas que nos levem a fazer o bem e que nos edifiquem. Um dos fundamentos bíblicos para derrotar a tentação é redirecionar a atenção para outra coisa. Não adianta tentar resistir a um pensamento, pois isso só fortalece a sedução. Rick Warren ensina que "como a tentação sempre começa com um pensamento, a maneira mais rápida de neutralizar o seu fascínio é desviar a atenção para outra coisa. Não combata o pensamento, apenas mude o canal de sua mente e concentre seu interesse em outra ideia." Esse é o primeiro passo para vencer a tentação. A maioria das dietas não são eficazes porque nos mantem pensado em comida o tempo todo, o que garante que estejamos sempre com fome! Por isso, ignorar a tentação é mais eficaz que combatê-la. Se a tentação é recorrente e vivemos caindo nela, a solução que Deus nos apresenta é confessá-la a alguém que possa nos ajudar a enfrentá-la e a superá-la. Alguns problemas crescem demais, tornam-se profundamente arraigados e não há como solucioná-los por conta própria, de modo que precisamos procurar irmãos que possam nos ajudar e orar por nós. Para resistir à tentação devemos, ainda, nos armar com a Palavra de Deus. O próprio Jesus reagia à tentação de Satanás citando as Escrituras. Por fim, devemos estar sempre cientes da nossa vulnerabilidades. Ninguém está imune, de modo que não podemos ficar confiantes demais e devemos evitar situações que sabemos que atraem tentações. Lembre-se: É mais fácil evitar a tentação do que sair dela. Shalom!

"Jamais tente argumentar com o Diabo. Ele argumenta melhor que você, pois teve milhares de anos para praticar. Você não pode blefar com Satanás, nem convencê-lo com sua lógica, nem lhe impor sua opinião, mas pode usar a arma que o faz tremer: a verdade de Deus"
Rick Warren

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Somos Instantes


Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro.

Salmos 39:4-5
A trágica morte de Eduardo Campos nos faz, no mínimo, refletir sobre o quanto somos frágeis e como o futuro é imprevisível! Passamos tanto tempo nos preocupando com o dia de amanhã e esquecemos de aproveitar o hoje. Pois é. Hoje é o dia de nossa existência. Não sabemos quanto tempo temos de vida. Hoje foi ele, amanhã pode ser qualquer um de nós. Ninguém está livre de um acidente, de uma doença, ou de uma tragédia qualquer que leve nossa vida. Não passamos de um sopro, como diz Salomão. Por isso, hoje é dia de viver, de dar atenção a nossa família, de perdoar e ser perdoado, de amar e ser amado. É dia de plantar, sem pensar na colheita. É dia de caminhar, pensando apenas na caminhada e não na chegada. Jesus nos ensina que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã , pois o amanhã se preocupará consigo mesmo (Mateus 6:34). Então, confiemos nele apenas, sem nunca esquecer que somos instantes. Shalom! 



Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?