Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dia 27 - Derrotando a tentação


Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos [...] mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem.
(2 Timóteo 22, BV)

Vencer a tentação é um desafio diário da vida cristã. Tentação é atração por coisa proibida, é movimento íntimo que incita o mal, é a vontade de fazer algo que Deus não aprova. As tentações estão por toda parte: em lugares que frequentamos, livros que lemos, programas que assistimos, pessoas que conhecemos, etc... No entanto, apesar de estar ao nosso redor, ela se inicia dentro de nós, por um desejo pré-existente. Obviamente, se não houver desejo, a tentação não tem como nos atrair e, portanto, não será uma tentação! Por isso, precisamos estar atentos a tudo que permitimos que ocupe nossa mente. Uma simples propaganda do McDonalds pode nos sugestionar a vontade de comer, quando sequer estamos com fome! O poder da sugestão é muito grande, pois é natural que nos direcionemos para onde dirigimos a nossa atenção. Nesse contexto, podemos concluir que a batalha contra o pecado é ganha ou perdida na mente, pois o que prende nossa atenção também nos aprisiona. Por isso a Bíblia ensina que não devemos ficar pensando em coisas sem valor, mas devemos ocupar o nosso pensamento com coisas que nos levem a fazer o bem e que nos edifiquem. Um dos fundamentos bíblicos para derrotar a tentação é redirecionar a atenção para outra coisa. Não adianta tentar resistir a um pensamento, pois isso só fortalece a sedução. Rick Warren ensina que "como a tentação sempre começa com um pensamento, a maneira mais rápida de neutralizar o seu fascínio é desviar a atenção para outra coisa. Não combata o pensamento, apenas mude o canal de sua mente e concentre seu interesse em outra ideia." Esse é o primeiro passo para vencer a tentação. A maioria das dietas não são eficazes porque nos mantem pensado em comida o tempo todo, o que garante que estejamos sempre com fome! Por isso, ignorar a tentação é mais eficaz que combatê-la. Se a tentação é recorrente e vivemos caindo nela, a solução que Deus nos apresenta é confessá-la a alguém que possa nos ajudar a enfrentá-la e a superá-la. Alguns problemas crescem demais, tornam-se profundamente arraigados e não há como solucioná-los por conta própria, de modo que precisamos procurar irmãos que possam nos ajudar e orar por nós. Para resistir à tentação devemos, ainda, nos armar com a Palavra de Deus. O próprio Jesus reagia à tentação de Satanás citando as Escrituras. Por fim, devemos estar sempre cientes da nossa vulnerabilidades. Ninguém está imune, de modo que não podemos ficar confiantes demais e devemos evitar situações que sabemos que atraem tentações. Lembre-se: É mais fácil evitar a tentação do que sair dela. Shalom!

"Jamais tente argumentar com o Diabo. Ele argumenta melhor que você, pois teve milhares de anos para praticar. Você não pode blefar com Satanás, nem convencê-lo com sua lógica, nem lhe impor sua opinião, mas pode usar a arma que o faz tremer: a verdade de Deus"
Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário