Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Domínio Próprio


Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

Gênesis 1:27-28

Deus criou o homem para reinar sobre a terra, para dominar os demais seres vivos, para dominar o mundo e tudo que nele há. Ocorre que ao mesmo tempo que controlava o mundo, o homem passou a  ser dominado por ele. O homem passou a se deixar controlar por toda espécie de vício, maus costumes, maus sentimentos e, com isso, começou a destruir o mundo e a si próprio. Não podemos deixar que nada nos domine, principalmente coisas que nos fazem mal, que fazem mal aos outros. Os alcoólatras e os drogados muitas vezes precisam chegar ao fundo do poço para perceber que estão dominados pelo vício. Às vezes não dá mais tempo de sair de lá. As pessoas também podem passar a vida inteira sendo dominadas por mágoas, por sentimentos negativos como inveja, ira, ganância, cobiça. O poder e o dinheiro também costumam pegar facilmente suas presas, que geralmente são pessoas materialistas, imediatistas e gananciosas. A humanidade também é alvo fácil da preguiça, da gula e da luxúria. Prazeres aparentemente inofensivos, mas que muitas vezes dominam as pessoas sorrateiramente, sem que elas percebam, até que um dia realizem o mal que estão fazendo a si mesmas, a sua família. Não podemos deixar que nada nos domine. Precisamos dominar, pois para isso fomos criados. O domínio próprio é um desafio diário. A Bíblia diz que o domínio próprio é fruto do Espírito Santo que habita em nós. Para conseguirmos atingir esse nível de domínio, precisamos acrescentara nossa fé o conhecimento sobre os ensinamentos de Jesus, e precisamos por em prática as lições que aprendemos e estar em comunhão com Ele. Assim, não daremos espaço para sermos dominados pelo mundo, e sim pelo Espírito Santo que habita em nós! Shalom.



"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos". ( 2 Pedro 1:5-8 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário