"De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".
Marcos 12:28-31
Marcos 12:28-31
Nasci em família católica, fui batizada, fiz primeira comunhão e casei na Igreja Católica, no entanto, não lia a Bíblia. Minha devocional se resumia em ir à missa e rezar. Só comecei a ter interesse pela leitura da Bíblia, após passar a frequentar a Igreja Evangélica, e não sabia que havia diferenças entre a Bíblia Católica e a Evangélica. Há muito pouco tempo descobri que elas existem! A principal diferença entre as duas é o número de livros. A primeira tem sete livros a mais, todos no Velho Testamento. São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico. Além disso, há alguns capítulos e versículos que foram removidos da Bíblia Protestante, são eles: capítulos 13 e 14 do livro de Daniel; versículos 4 a 6 do capítulo 10 do livro de Ester e capítulos 11 a 16 de Ester. Essas diferenças existem porque os referidos livros, capítulos e versículos foram recusados pelos rabinos judeus durante um Sínodo (Concílio), por considerarem que não eram inspirados no Espírito Santo, além de não haverem sido citados por nenhum autor do Novo Testamento. Isso significa que o Novo Testamento é igual em ambas as versões, ou seja, a mensagem do Cristianismo é idêntica. O critério de salvação do evangélico é o mesmo que o do católico, qual seja, reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Na verdade, o que distancia os evangélicos dos católicos é o fato dos últimos basearem sua fé, também, nas tradições e dogmas da igreja, como assunção de Maria, culto aos mortos, culto aos santos, infalibilidade do Papa, purgatório, etc. Esses assuntos não foram tratados nas Sagradas Escrituras, seja qual for a versão, de modo que não são aceitos pelos protestantes, que fundamentam sua fé exclusivamente na Bíblia. Portanto, podemos concluir que a essência das duas é a mesma, então, cabe a cada um avaliar qual a que mais se adapta a sua fé, e seguir! Shalom!
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie.
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.