Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Domínio Próprio


Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

Gênesis 1:27-28

Deus criou o homem para reinar sobre a terra, para dominar os demais seres vivos, para dominar o mundo e tudo que nele há. Ocorre que ao mesmo tempo que controlava o mundo, o homem passou a  ser dominado por ele. O homem passou a se deixar controlar por toda espécie de vício, maus costumes, maus sentimentos e, com isso, começou a destruir o mundo e a si próprio. Não podemos deixar que nada nos domine, principalmente coisas que nos fazem mal, que fazem mal aos outros. Os alcoólatras e os drogados muitas vezes precisam chegar ao fundo do poço para perceber que estão dominados pelo vício. Às vezes não dá mais tempo de sair de lá. As pessoas também podem passar a vida inteira sendo dominadas por mágoas, por sentimentos negativos como inveja, ira, ganância, cobiça. O poder e o dinheiro também costumam pegar facilmente suas presas, que geralmente são pessoas materialistas, imediatistas e gananciosas. A humanidade também é alvo fácil da preguiça, da gula e da luxúria. Prazeres aparentemente inofensivos, mas que muitas vezes dominam as pessoas sorrateiramente, sem que elas percebam, até que um dia realizem o mal que estão fazendo a si mesmas, a sua família. Não podemos deixar que nada nos domine. Precisamos dominar, pois para isso fomos criados. O domínio próprio é um desafio diário. A Bíblia diz que o domínio próprio é fruto do Espírito Santo que habita em nós. Para conseguirmos atingir esse nível de domínio, precisamos acrescentara nossa fé o conhecimento sobre os ensinamentos de Jesus, e precisamos por em prática as lições que aprendemos e estar em comunhão com Ele. Assim, não daremos espaço para sermos dominados pelo mundo, e sim pelo Espírito Santo que habita em nós! Shalom.



"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos". ( 2 Pedro 1:5-8 )

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Destino do Homem

O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.
Eclesiastes 3:19-20

Pó. Do pó viemos e ao pó voltaremos. Nosso corpo é frágil e perecível. Não temos controle sobre as doenças que podem nos acossar. Sabemos disso, mas muitas vezes não realizamos. Não acreditamos que podemos ser atingidos facilmente. Nos achamos fortes. Então, somos surpreeendidos por algo que já sabemos, mas tratamos de esconder para nós mesmos. As inúmeras atividades do dia a dia, os problemas, as tribulações nos afastam de nós mesmos. Muita exteriorização, pouca interiorização. Uma boa reflexão sobre quem somos, o que queremos, de onde viemos e para onde vamos é sempre bem vinda para o nosso crescimento espiritual, para que saibamos enfrentar com sabedoria os percalços da vida. Precisamos meditar nos preceitos do Senhor. Precisamos saber que não somos inatingíveis. Mas, principalmente, precisamos saber que não estamos sós. Deus existe e nos fortalece conforme a sua promessa (Salmos 119:29). Apesar do nosso corpo voltar ao pó, nosso espírito não perecerá. Nesta terra somos peregrinos, a vida é passageira como o sopro do vento, mas Jesus nos prometeu a vida eterna para aqueles que neles creem (1 João 2:15 ). Que a paz do Senhor esteja sempre conosco. Shalom!



Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.Judas 1:21 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Reconhecendo o que Deus tem feito

"SENHOR meu Deus! Quantas maravilhas tens feito!
Não se pode relatar os planos que preparastes para nós!
Eu queria proclamá-los e anunciá-los,
mas são por demais numerosos! "

Salmos 40:5

Todos os dias pensamos em algo que desejamos alcançar, seja um bom emprego, um bom negócio, uma meta, um objetivo. Quando lembramos de Deus, aproveitamos para pedir a Ele que nos ajude com o que tanto queremos! Normalmente, essas coisas preenchem grande parte do nosso tempo, dos nossos pensamentos, dos nossos esforços. Mas quantas vezes paramos para pensar em tudo que já temos? Certamente cada um de nós tem muito mais do que merece! Deus tem feito maravilhas na minha vida, na sua vida! Precisamos anunciar para nós mesmos, todos os dias, o quanto o Senhor é gracioso, bondoso e misericordioso! Precisamos reconhecer isso antes de nos lamentarmos. Precisamos agradecer constantemente por tudo que Deus já fez, por todas as graças que já nos concedeu. Não deixe que seus olhos se embacem pelos seus desejos ou pelos seus problemas e não os coloque à frente de Deus, mas pelo contrário, subjugue cada um deles à vontade divina. Agradeça a Deus na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, pois Jesus morreu por nós e por isso fomos salvos! Shalom!




Obrigada Senhor, por tudo que já fizeste na minha vida. Obrigada Senhor, pela minha salvação.
Obrigada Senhor, pelo teu imenso amor!!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Paciência mãe da Sabedoria

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal
.Salmos 37:7

Vivemos em um mundo do imediatismo. Tudo tem que ser para hoje, ou para ontem, de preferência. Precisamos ganhar muito bem, assim que nos formamos; nossa dieta tem que ser eficaz em poucos dias e a malhação também. Não queremos esperar por nada nem por ninguém, até o sinal vermelho no trânsito é capaz de nos agitar. Não conseguimos nem esperar que a porta do elevador se feche, por isso, apertamos aquele "botãozinho" que apressa em menos de 3 segundos nossa partida! As nossas mensagens precisam ser respondidas imediatamente, nossos sonhos precisam ser alcançados com urgência. Se estamos namorando, queremos logo casar, quando casamos, queremos ir logo morar em uma casa grande, toda equipada e, obviamente, ter logo filhos.  Depois do primeiro, logo nos perguntam: "Vai ter outro quando?".  Muitas e muitas vezes, por causa da pressa, nos equivocamos em decisões, atos, pensamentos, julgamentos... Também é muito comum sofrermos prejuízos financeiros, com investimentos mal feitos, compras pouco planejadas, acidentes de trânsito, etc. Por causa da falta de paciência também podemos nos machucar fisicamente - uma queda, um corte - e emocionalmente - casamentos apressados, rompimentos bruscos, divórcios prematuros... Precisamos aprender a ser pacientes, assim como o agricultor que espera sem pressa que a terra produza sua preciosa colheita Tiago 5:7.  Ser paciente é ser sábio! A Bíblia diz que tudo tem seu tempo:  "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu".  Eclesiastes 3:1. Ensina, ainda, que a paciência produz experiência e esta a esperança, que não nos trás confusão, porque sabemos que o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo Romanos 5.  Abrãao alcançou a promessa após esperar pacientemente Hebreus 6:15. O que é nosso também está guardado e virá no tempo certo, no tempo de Deus. Shalom!


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Beleza que não Perece

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja em seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

(1 Pedro 3:3-4)



Nós mulheres costumamos nos preocupar demasiadamente com a beleza exterior. São tantos tratamentos, dietas, malhação, roupas, enfeites, jóias, bijoux, maquiagens, massagens... Gastamos tanto tempo para ficarmos mais bonitas, para nos sentirmos bem, não apenas aos nossos olhos, mas aos olhos dos outros, porém, o que temos feito para sermos agradáveis aos olhos de Deus? A Palavra nos ensina que para Deus o que importa é o coração. O que importa para o Senhor é se falamos a verdade, se somos honestas, dignas, amorosas, caridosas, solidárias, altruístas, sinceras, fieis, pacientes... Ele se agrada quando usamos nosso tempo para ler a Bíblia, para louvar e agradecer pela nossa vida, para ajudar os outros, para pregarmos o evangelho. Sabemos que é muito difícil viver sem nos preocupar com a matéria, pois somos matéria, vivemos em um mundo material, mas devemos procurar um equilíbrio entre trabalhar a aparência e desenvolver a beleza interior. Não devemos gastar todo nosso tempo livre com cuidados com o nosso corpo, com a nossa saúde e aparência, mas precisamos dedicar boa parte de nosso tempo a Deus, ao nosso crescimento espiritual, ao fortalecimento de nossa fé, ao nosso próximo. Assim, quando estivermos velhas, não ficaremos depressivas e tristes por termos rugas, manchas senis, cabelos brancos, etc. Se passarmos a vida cultivando o que tem valor para Deus, nos acharemos bonitas aos olhos dele, que é o que realmente importa. Shalom!!


A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Onde está o seu coração?


Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:21
Hoje eu coloco um tema de reflexão para vocês: Qual é o seu maior tesouro? Você anda correndo atrás de que? O que ocupa mais sua mente, suas conversas? A Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração. Shalom!




O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração". Lucas 6:45