Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O Caráter Imutável de Deus e seu Plano de Salvação

"Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. "Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraçaJoel 2:12,13


Algumas pessoas questionam as diferenças entre o Deus do Antigo e do Novo Testamento. Não é incomum ouvirmos pessoas falando que não entendem porque antes de Jesus Deus era tão severo, vingativo, cheio de regras e cobranças, enquanto no novo testamento, Deus é amor, perdão, compaixão... Afinal, por que Deus mudou? Na verdade, Deus não mudou! Ele é o mesmo que era ontem, que é hoje e que será amanhã. O caráter de Deus é perfeito, justo, bom e imutável. Os padrões morais Dele continuam os mesmos. Os versículos acima, que fazem parte do antigo testamento, entre tantos outros, atestam que o "Senhor é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia desgraça". Então o que mudou? Para que todos aqueles sacrifícios e aquelas regras? Bem irmãos, preciso começar dizendo que Deus é Santo e Justo. Em razão da sua santidade, Deus abomina o pecado. Em virtude de sua justiça, Deus pune os culpados. O que esperamos que a justiça dos homens faça com pessoas que cometem crimes como roubo, homicídio, estupro? Esperamos que essas pessoas sejam punidas, não é mesmo? Queremos justiça, cadeia e alguns desejam até a morte desses indivíduos! Então, que atitude deveríamos esperar de Deus quando cometemos pecados? Meus irmãos, a justiça de Deus para o pecado é a morte! Mas como já foi dito acima, Deus é tão maravilhoso, tão gracioso, tão misericordioso, e nos ama tanto, que criou todo um plano de salvação para aqueles que nele creem. Esse plano começou com as leis dos judeus. Elas eram regras necessárias para nortear aquele povo e ensinar a obediência a Deus. Elas eram severas, porque os padrões de Deus são altos!. Noutro pórtico, os sacrifícios eram realizados para a purgação dos pecados. Podemos nos perguntar, então, por que Deus não exige mais sacrifícios e o cumprimento de tantos rituais, como a circuncisão? Porque Jesus Cristo foi o sacrifício supremo! E apenas ele, puro e perfeito, sem qualquer mácula de pecado, poderia ter nos salvado. Ao ver Jesus, João Batista anunciou: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (João 1:29). Com o sacrifício de Jesus, o Messias anunciado no Velho Testamento, o véu que separava a humanidade de Deus foi rompido e passamos a ter livre acesso ao Eterno e Todo Poderoso. Por outro lado, obtivemos o perdão dos nossos pecados e a nossa salvação eterna, o que não seria possível por nossas próprias obras. Essa salvação, no entanto, só é possível se crermos em Jesus, como nosso Senhor e salvador. Desde que nos colocou no mundo, Deus clama para que nós nos voltemos para Ele de todo coração. Ele tem manifestado sua graça e grandeza incansavelmente, cabe a cada um de nós prestar atenção e escutar a sua voz! Shalom!



Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário