Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

terça-feira, 15 de julho de 2014

DIA 22 - Criado para se tornar semelhante a Cristo


Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Colossenses 2:6-7

Estamos estudando esses dias os propósitos de nossa vida na terra. Já vimos nas mensagens dos dias 8 a 14 que nosso primeiro propósito é agradar a Deus. Já nos dias 15 a 21, aprendemos que fomos formados para fazer parte da família de Deus. Nas próximas 7 (sete) mensagens estudaremos o terceiro propósito: Fomos criados para nos tornar semelhantes a Cristo. 

O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, revela que Deus nos criou à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26). É difícil compreender a extensão dessa informação, mas podemos analisar alguns aspectos. Rick Warren menciona os seguintes pontos: "Assim como Deus, somos seres espirituais - nosso espírito é imortal e sobreviverá ao nosso corpo terreno; somos intelectuais - podemos pensar, ponderar, solucionar problemas; como Deus, o ser humano é relacional - podemos dar e receber amor verdadeiro; somos dotados de consciência moral - podemos discernir entre o certo e o errado, o que nos torna responsáveis diante de Deus".  Ocorre que nossa imagem foi danificada pelo pecado e está incompleta e distorcida. Por isso, Deus enviou Jesus, para restaurar a imagem Dele em sua plenitude. Jesus é a imagem plena de Deus, "a imagem do Deus invisível" (2 Coríntios 4.4). Desse modo, devemos nos espelhar apenas nele, no intuito de assumir valores, atitudes e caráter próprios dele. Jamais nos tornaremos Deuses, ou iguais a Deus, porém, devemos trabalhar diariamente para nos assemelhar a Jesus. Mas como conseguir isso? Primeiramente, temos que ter em mente que não podemos reproduzir o caráter de Jesus por esforço próprio. É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em nós. Só ele tem poder para realizar as transformações que Deus deseja para nossa vida, ex vi Filipenses 2.13. O Espírito Santo de Deus nos concederá força, amor, fé e sabedoria para agir. Para que o Espírito Santo libere poder, entretanto, é preciso que demonstremos fé e sejamos obedientes. Embora o esforço não tenha efeito para a salvação, ele está relacionado ao crescimento espiritual. Por tanto, devemos nos esforçar para obedecer e ter fé nos momentos mais difíceis, pois, assim, estaremos liberando poder do Espírito Santo que nos fortalecerá e agirá na transformação do nosso caráter. Assumir o caráter de Cristo significa, ainda, desenvolver novos hábitos, dignos de Deus. "O caráter é a soma dos hábitos: é como você habitualmente age" Rick Warren. Considerando que um dos propósitos de Deus é que sejamos semelhantes a Cristo, devemos ter cuidado para não perder o foco e querer se parecer com pessoas que admiramos, mas que são imperfeitas iguais a nós. Shalom!




"O supremo objetivo de Deus para sua vida aqui não é o conforto, e sim o desenvolvimento do caráter.  Ele quer que você cresça espiritualmente e se torne semelhante a Cristo.  Tornar-se semelhante a Cristo não significa perder a personalidade ou se tornar autômato.  Deus criou em você um caráter único, portanto é óbvio que não pretende destruí-lo.  Ser semelhante a Cristo consiste, em essência, na transformação do caráter e não da personalidade". 

Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário