Mas, se vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo! Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro. Jó 23:8-10
Em algumas fases da vida, passamos por problemas e provações que nos fazem pensar que Deus nos abandonou. Apesar de orar e louvar, de adorar e bendizer o nome do Senhor, parece que Ele não está nos escutando, é como se Ele não estivesse nos ouvindo, ou não se importasse conosco. São momentos chamados por alguns estudiosos de "deserto espiritual", "ministério da ausência" e até mesmo "noite escura da alma". Nesses momentos, ficamos nos perguntando, como Davi, " Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia?" Salmos 10:1 Na verdade, Deus não nos abandona jamais, Ele não deixa de cuidar de nós nem por um segundo, apenas nos testa com períodos de aparente separação, a fim de amadurecer nossa fé e aprofundar nossa amizade com Ele. Mas devemos prestar atenção se não estamos vivendo em algum pecado que está prejudicando nossa comunhão com Deus. O pecado entristece o coração do Senhor e é capaz de nos afastar dele. É importante, ainda, que saibamos que a presença de Deus não se distingue por "sensações", que muitos cristãos procuram para confirmar sua fé. Deus quer que nós confiemos nele mesmo quando não sentimos sua presença. Nas palavras de Rick Warren "Deus quer que você sita a presença dele, mas está mais interessado que você confie nele, não tanto que o sinta. Fé -- não sentimentos -- é o que agrada a Deus". Mesmo quando estiver com os olhos cheios de lágrimas, mesmo quando estiver sentindo que Deus te abandonou, louve ao Senhor! Derrame o seu coração e descarregue todos os seus sentimentos, como Jó que assim se expressou: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".Jó 1:21 Em meio em toda tribulação e desespero, apegue-se ao caráter imutável de Deus e a certeza de que Ele nunca nos deixará, nunca nos abandonará. Lembre-se que Deus é bom, que nos ama, preocupa-se conosco e tem um plano para nossa vida. Confie em Deus e espere pacientemente pela realização das promessas dele para sua vida, com a convicção de que todo período de dificuldade nos leva a um nível mais profundo de maturidade. Quando algo de muito ruim acontece em nossas vidas e mesmo assim continuamos louvando e agradecendo a Deus, significa que estamos o adorando da maneira mais profunda. Não podemos nos esquecer do que Deus já fez por nós, principalmente de que Ele deu seu filho único, para assumir nossos pecados e morrer por nós e nos garantir a vida eterna. Jesus morreu para que pudéssemos viver para sempre, apenas isso é suficiente para justificar nosso agradecimento e louvor contínuos! Shalom.
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".
Nenhum comentário:
Postar um comentário