Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Reflexão sobre a mágoa e o perdão

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 
Colossenses 3:13

Hoje eu fiz uma audiência referente a um pedido de regulamentação de visitas ajuizado pelo pai da criança. Ele queria ver o filho, e dizia que a ex-mulher estava criando dificuldades, pois ela não queria que ele fosse buscar e só entregava a criança se alguém da família dele fosse. Passei a ouvir a mulher que me explicou que foi traída por aquele homem e abandonada quando estava com uma grave doença que a deixou deficiente. Disse que nunca impediu a visita, mas queria que lhe fosse assegurado o direito de nunca mais olhar para a cara do ex-marido, que odiava ele. A raiva e o rancor nos olhos daquela mulher eram patentes. Ela estava visivelmente amargurada e nutria aquele sentimento com todas as forças. Não pude me conter e perguntei porque ela não perdoava o ex-marido e tirava aquele peso dos ombros. Ela me respondeu, com muita convicção que jamais iria perdoar, que ia ter que conviver com aquilo. Mostrei para a mulher que aquela mágoa estava fazendo muito mal a ela e já estava começando a atingir seu filho, mas ela não deu a menor importância. Disse que não era Jesus para perdoar. Eu disse que iria orar por ela, e que ela deveria orar também pedindo para Jesus a libertar daquele sentimento, mas ela foi persistente em dizer que não ia adiantar. Tem gente que gosta de se vitimizar e alimentar ódio no coração. Sentem necessidade de mostrar o quanto foram injustiçadas e como são vítimas, para que os outros tenham compaixão e pena. A vida delas perde o sentido maior, pois passam a viver remoendo suas angústias. Tornam-se pessoas amargas e mal quistas onde chegam. O ódio faz muito mal a quem sente e pode atingir as demais pessoas ao redor. Não podemos permitir que sentimentos desse tipo tomem o nosso coração. Devemos procurar sempre perdoar. O perdão lava a alma e dá novo sentido à vida. O Senhor nos perdoa dos nossos pecados, devemos perdoar o nosso próximo, não importa o que ele tenha feito. Se estiver muito difícil perdoar, precisamos orar para que o Senhor nos ajude e nos liberte. Vou incluir aquela mulher nas minhas orações e esperar que um dia ela possa superar toda mágoa e volte a sorrir. Shalom! 



E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados". 

Assista ao vídeo na voz de Cid Moreira Clique aqui

terça-feira, 30 de julho de 2013

O poder da oração

Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.

Às vezes damos pouca importância a oração. Questionamos se nossas orações são ouvidas, se realmente vale a pena orar por coisas mais abrangentes, como pelo nosso país, pelos doentes, pelos que passam fome, ou mesmo pela nossa vida ou de nossos parentes. Tem gente que ora, por orar, sem esperança, sem confiança. Precisamos ter consciência de que a a oração é um poderoso instrumento de conexão do ser humano com o Senhor. Quando oramos, abrimos um canal direto para o céu e Ele nos ouve. Quando as orações são em grupos ou com grande número de pessoas intercedendo para o mesmo fim, o poder da oração se multiplica. Precisamos orar com fé, com atenção no que estamos pedindo, com fervor, por tudo que consideramos importante, todos os dias. Jesus disse que "tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis". Mateus 21:22 Não subestime o poder da oração e não abdique desse instrumento poderoso, que ainda tem o condão de nos encher de esperança e equilíbrio espiritual! Shalom!

E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Coração quebrantado


"A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra".

Isaías 66:2

O Senhor estima as pessoas humildes, aquelas que reconhecem que nada são sem Ele e que tremem diante de sua palavra. O Senhor se agrada quando colocamos em suas mãos as nossas vidas e confiamos em sua proteção e provisão. Ele se regozija com os contritos de espírito, que são aqueles que ouvem e cumprem a sua palavra, que se submetem à sua vontade. Jesus viveu uma vida de humildade e foi o maior exemplo de submissão à vontade do Pai. Ele não se negou a tomar a taça amarga, mas submeteu-se totalmente aos desígnios de Deus. Jesus disse Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Nós, Cristãos, também não estamos aqui para fazer a nossa vontade, mas a vontade de Deus, e Ele quer que sejamos humildes, solidários, amorosos uns com os outros. Ele nos quer afastados do pecado, em comunhão com Ele, na certeza da salvação por meio de Jesus Cristo, seu filho e nosso Salvador. Paremos de pensar um pouco no que queremos, no que desejamos, e passemos a pensar um pouco mais no que Deus quer para nós, para o mundo, assim, seremos vitoriosos, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.  Shalom!


Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.


domingo, 28 de julho de 2013

Papa Francisco


"Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado. Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo. Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês"

Isaías 12:4-6

Estou muito feliz por conhecer um pouco mais do Papa Francisco. Sua vinda ao Brasil mostrou que realmente é um homem de Deus, preocupado com o Reino de Deus na terra, com a pregação do evangelho, com o comprometimento dos jovens com a missão cristã.  O Papa incitou os jovens a serem missionários, e esclareceu que ser missionário não significa abandonar a vida pessoal e sim pregar a palavra dentro de sua comunidade, trabalho, círculo familiar, etc. A enorme multidão que veio ouvir o Papa parecia estar atenta a suas palavras, aos depoimentos de outros fiéis.  Pareciam estar realmente em busca de Jesus, o que indica que as palavras dele estavam sendo absorvidas e processadas. O Papa  é, com certeza,  um homem de Deus. Suas palavras, seus atos e seu semblante demonstram isso. Seja muito bem vindo ao país Papa Francisco! Que V. Santidade possa unir os jovens e adultos, sejam católicos ou evangélicos, em um único propósito: Levar Cristo a todos os ambientes! Shalom!



"Ide sem medo para servir (...) É uma ordem, sim, mas que não nasce da vontade de domínio ou de poder, mas nasce da força do amor"

terça-feira, 23 de julho de 2013

A família ideal

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.

Gálatas 4:6-7

É muito comum escrever-se livros, artigos e mensagens sobre a importância da família. "A família é a base da sociedade" - escutamos falar.  De fato, a família é muito importante, pois é o núcleo onde nos formamos, encontramos apoio, segurança, encorajamento. Infelizmente, muitíssimas famílias não são como deveriam ser, não atendem as mínimas necessidades de seus membros, seja na qualidade de esposa, marido, filhos ou irmãos. Muitos pais e mães são ausentes ou demasiado exigentes. Muitos irmãos vivem em eterna competição, sem que um fique feliz com a conquista do outro. Muitos filhos são rebeldes sem causa, se envolvem em drogas e cultivam más amizades, destruindo a harmonia familiar. Muitos pais e mães são injustos e preferem acintosamente um filho a outro, sem falar naqueles que abandonam deliberadamente a família e esquecem até que tem filhos. Não podemos escolher a família que vamos nascer e tão pouco podemos controlar o modo como a nossa família reage a nós. Podemos ser filhos exemplares, mas se nosso pai for um tolo, nada do que façamos fará ele admitir isso. Podemos nos esforçar muito para agradar nossa mãe, mas se ela preferir o nosso irmão, qualquer bobagem que ele fizer será mais importante. Tudo isso é muito frustrante dentro de uma família e pode causar vários traumas e tentativas inócuas de mudar nossos parentes. A boa notícia é que temos uma família espiritual, perfeita, que nos sustenta e nos protege. Temos um Deus que é Pai. E quando falamos em Deus Pai, vamos além de Deus Senhor e Salvador. Deus Pai é aquele que cuida de nós, como um pai ideal. É aquele que atende a todas as nossas necessidades, deseja o nosso bem e age para isso. Se seu pai não o apoia, deixe que o Deus Pai assuma o lugar dele.  Se seus irmãos não se alegram com suas coquistas e não se solidarizam com sua tristeza, deixe que Jesus seja o seu irmão, afinal ele falou: Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Gálatas 4:35 ). Se sua mãe não se importa com você, tenha Maria, a mãe de Jesus, como sua mãe, ela era uma mulher de fé, obediente, temente a Deus e apoiou seu filho até o último dia dessa vida terrena. Faça parte da sagrada família e encontre a segurança que tanto procura! Shalom!


Nos Braços do Pai
Diante do Trono

Pai, estou aqui, olha pra mim
Desesperado por mais de Ti
A Tua presença é o meu sustento
A Tua palavra, meu alimento
Preciso ouvir a Tua Voz dizendo assim:
Vem filho amado
Vem em meus braços descansar
E bem seguro te conduzirei
Ao meu altar
Ali falarei contigo
Com Meu amor te envolverei
Quero olhar em teus olhos
Tua feridas sararei
Vem filho amado
Vem como estás
Pai, meu Pai
Meu Papai, Abba Pai
Assista ao vídeo Clique aqui

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Desígnios de Deus

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 
Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém


Romanos 11:33-36

Muitas vezes não nos conformamos com os desígnios de Deus. Achamos que não merecemos passar por determinadas situações, por doenças, tragédias ou dificuldades. Custamos a aceitar que o mundo é feito de bons e maus momentos e desejamos que Deus atenda a todos os nossos desejos, realize nossos sonhos e satisfaça nossas vontades. Mas quem somos nós para exigir alguma coisa de Deus? Que sabemos do futuro que nos aguarda? Não sabemos sequer o que é melhor para as nossas vidas, que dirá dizer a Deus o que Ele deve fazer! Não sabemos se estaremos vivos amanhã, mas queremos aconselhar a Deus a guiar o mundo da forma que achamos que Ele deveria guiar. Amados, como somos tolos e pretensiosos! Os caminhos de Deus são inescrutáveis, ou seja, incompreensíveis à mente humana, inquestionáveis! O Senhor detém todo o conhecimento e sabe o que faz.  Ele não nos deve absolutamente nada, nós que devemos tudo a Ele. Não podemos exigir recompensas e sim orar pedindo a Deus, com muita humildade, que ouça nossas preces, mas que seja sempre feita a vontade dele e não a nossa, pois a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Precisamos parar de nos queixar e devemos aceitar os desígnios de Deus para nossas vidas resignados, "Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas". Ao Senhor seja o Reino, o poder e a glória para sempre! Amém! Shalom.

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Procure abrigo no Senhor


"O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é a minha rocha, em que me refugio; o meu escudo e o meu poderoso salvador. Ele é a minha torre alta, o meu abrigo seguro".

2 Samuel 22:2-3

Esse lindo cântico de louvor foi entoado pelo Rei Davi, após exaustiva batalha em que venceu todos os que queriam causar-lhe o mal. Ele reconheceu que o Senhor era sua rocha, seu escudo, a torre alta onde poderia se refugiar. Davi reconheceu, ainda, que o Senhor era seu poderoso salvador e libertador. Na vida passamos por inúmeras batalhas, sejam elas físicas, emocionais, espirituais... Travamos batalhas até conosco mesmo, e essas são as piores! Contudo, mesmo diante de muitos infortúnios e dificuldades, podemos ficar tranquilos, podemos encontrar paz. Essa paz, que excede todo o entendimento, é encontrada no Senhor. O Senhor é a rocha, o escudo, a fortaleza, o abrigo seguro de todos os que o buscam. O Senhor Jesus é o salvador e libertador de todos os que nele creem. Quando estiver passando por lutas, quando estiver angustiado, triste, sem esperanças, faça como Davi, procure abrigo no Senhor e não ficará desamparado. Louve a Deus em toda e qualquer situação. Entregue suas batalhas nas mãos dele e suas esperanças serão renovadas. Confie em Deus com paciência e perseverança, pois ele está ouvindo o seu grito de socorro e não te deixará lutar sozinho. Shalom!


O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Amando o inimigo

"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

Romanos 12:20-21

É muito fácil amar as pessoas que nos amam, e não é nada difícil ajudar quem sempre nos ajuda. É muito bom cooperar com o bem dos que nos querem bem. Tudo isso é bom, mas é comum. Tudo isso é generoso, mas é normal. O SENHOR nos incita a ser diferentes. Ele quer que estejamos acima do normal. Ele quer que nosso amor para com o próximo esteja acima da média. Por isso, ele nos incita a amar o nosso inimigo. Quando Ele fala em AMAR ele não está querendo dizer GOSTAR. Amar e Gostar são coisas diferentes. Você pode não gostar de alguém e mesmo assim tratá-lo com amor. Mas como?  Sendo justo, fazendo o que é certo. Ajudando a pessoa quando ela estiver precisando. Por exemplo: Se alguém que você tem justos motivos para não gostar lhe procurar pedindo ajuda, e você puder ajudar, apesar de não gostar da pessoa, você deve amá-la, ou seja, deve ajudá-la como ajudaria qualquer outra pessoa. Isso é amor incondicional, é o que o SENHOR deseja para nossas vidas. É vencer o mau com o bem. É fazer o bem sem olhar a quem. É estar acima da média. Com atitudes assim nos sentimos gratificados e mostramos que de fato estamos vivenciando o que Jesus nos ensinou: amar ao próximo como a si mesmo. Portanto, "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber." Shalom!



"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam o possível para viver em paz com todos"
Romanos 12:17


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Honre o seu casamento

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Hebreus 13:4

A grande maioria das pessoas desejam casar-se, constituir uma família, ter filhos, animais de estimação... Assim, quando encontram alguém por quem se apaixonam, casam-se e prometem fidelidade, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Porém, após conquistarem o grande sonho, percebem que o príncipe não era tão perfeito e que a princesa não era como imaginava. Nossas imperfeições se mostram mais evidentes quando estamos dentro de um casamento. Defeitos que no namoro eram invisíveis ou toleráveis, tornam-se insuportáveis. A rotina vira um suplício. Traições passam a ser constantes e geram ainda mais discórdias e desamor. Diante de tantos problemas, as pessoas resolvem se separar. Para que? Para casar-se novamente, para constituir outra família. Nesse contexto, muitos pais esquecem os filhos do primeiro casamento e as ex-esposas viram verdadeiras inimigas. Traumas e sofrimentos se multiplicam. Bens são divididos e todos passam a morar mal, comer mal, viver mal... Isso é o que eu vejo todos os dias na minha vara de família. e sempre digo aqueles que estão prontos a assinar o termo de divórcio: casar é somar, separar é dividir. Alguns fatos, ao meu ver, realmente justificam uma separação, mas na maioria das vezes as pessoas se separam por motivos banais, que podem ser superados, se houver amor, entrega e fé em Deus. Para o Senhor o casamento é sagrado e deve ser cultivado e tratado como um verdadeiro tesouro. Ele criou a família para ser o nosso porto seguro, nosso ponto de apoio, emocional e material. Valorize seu casamento. Honre-o. Faça a sua parte para que ele seja eterno, como o Deus deseja que ele seja. Seja fiel, absolutamente fiel ao seu cônjuge, como você espera que ele seja para com você. Não flerte, não provoque, não dê chance para tentação, pois a infidelidade destrói, magoa, estraga qualquer relação, sendo hoje uma das maiores causas do divórcio, que é sempre traumático para todos os envolvidos. Honre seu leito conjugal, pois o Senhor abomina os adúlteros. Valorize o seu cônjuge e cultive todos os dias o seu casamento, pois uma família feliz e harmoniosa é o bem mais precioso que podemos ter nessa terra. Shalom!


Poema: Amor,
se compreende
não se limita,
ao espaço do egoísmo.
Não se protege
se faz entregar ao outro,
mantendo a distinção.
Apega nos detalhes
continuadamente,
ao longo da intimidade.
Não é algo criado 
se faz no rascunho,
esmerando-o a cada passo desajeitado.
Se ousa, sai da mesmice
criando a originalidade: 
a base para a felicidade.
A essência do amor? 
respeito próprio,
felicidade projetada 
apenas, parcialmente 
no outro.
Por Leonardo Marioto

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Misericórdias do Senhor

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 

Lamentações 3:22,23

"As misericórdias do SENHOR são as causas de não sermos consumidos
Porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã.
O amor de Deus encheu os nossos corações, que maravilha
Porque as suas misericórdias nào têm fim, renovam-se a cada manhã
Eu sei em quem tenho crido
Também sei, que é poderoso para fazer
Mais do que tudo que pedimos ou pensamos
Mais do que tudo que sonhamos
Muito mais, para mim e para você irmão
Muito mais de Deus"

- Muito mais de Deus - Kleber Lucas -


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Diversidade de dons e talentos

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.  
Romanos 12:6

Às vezes eu paro para pensar sobre a diversidade das pessoas. Como é incrível existir bilhões de pessoas, sendo todas diferentes umas das outras... sem contar com as que já não estão mais nesse mundo! Adoro viajar e prestar atenção nos diferentes tipos de pessoas, no jeito de vestir, nos hábitos, o que comem, como se divertem. Como é possível sermos todos diferentes uns dos outros? Até os gêmeos univitelinos são diferentes em muitos aspectos. Mas o que mais me fascina é a diversidade de dons e habilidades que nós temos, distribuídos proporcionalmente ao redor do mundo. Somos seres que vivemos em sociedade e que precisamos uns dos outros, cada um com sua habilidade, com seu dom, com seu talento.  O SENHOR distribuiu nossos dons e habilidades de forma perfeita, como tudo que Ele faz, por sua graça. Um é médico, o outro advogado. Um sabe cozinhar, outro sabe costurar. Um sabe desenvolver equipamentos tecnológicos, outro sabe cantar e encantar. Um planeja, o outro constrói e por aí vai. Já imaginou se todos nós tivéssemos os mesmos dons? O mundo jamais evoluiria. Seria cansativo e absolutamente sem graça.  Mas nós temos um DEUS PERFEITO, que pensou em tudo! Por isso, hoje podemos assistir a televisão, falar no celular, comer uma comida maravilhosa, andar de avião, ouvir música, assistir filmes, etc, etc, etc... Shalom!



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Paciência com o próximo

Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. 


Romanos 15:5

Você convive ou conviveu com pessoas com as quais precisa ter paciência? Pessoas que por uma fragilidade, ignorância, ou qualquer outra fraqueza exigem demais de você? Acho que todos nós passamos por isso! Muitas vezes nossa paciência é levada ao limite extremo e temos que ter muito autocontrole para não tomar uma decisão precipitada ou falar coisas que depois poderemos nos arrepender. Nesses momentos de muita pressão, em que ficamos impacientes, ao invés de xingar, gritar, bater, devemos tentar nos acalmar, orar e pedir a Deus que nos dê paciência, sabedoria e tranquilidade para lidar com a pessoa ou situação, para termos autocontrole. Paciência é a maior das virtudes. A pessoa paciente consegue manter a serenidade sem perder a calma, ao longo do tempo. Precisamos estar com a mente sã, para tomar qualquer atitude, do contrário, poderemos causar estragos em nossas vidas e nas vidas de outras pessoas. Lembremos sempre de que a paciência nas relações interpessoais é uma forma de caridade! Shalom!

" A paciência com os outros é amor. A paciência consigo próprio é perseverança. A paciência com Deus é fé." 
- Adel Bestravos -