Cultive o Amor de Deus

Cultive o Amor de Deus

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reflexão e Transformação

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24


A correria do dia a dia, os inúmeros compromissos e atribuições fazem com que a gente viva no "automático", sem muita reflexão, sem atentar para os motivos que estão nos guiando. De repente, nos pegamos comprando algo que nem precisamos e que não teremos sequer ocasião para usar, só porque está na moda, ou porque outra pessoa tem. Sonhamos os sonhos dos outros, queremos a vida dos outros... Passamos do Facebook para o Instagram, depois para o Twitter e Tumblr, com direito a paradinha em alguns Blogs, para preenchermos ainda mais nosso cada vez mais curto tempo, e alimentar ainda mais nossos cada vez mas vastos desejos. Porém, não  paramos para refletir sobre o que nos move e aonde queremos chegar. Somos muito imediatistas, ansiosos, impacientes, materialistas e consumistas e aí pecamos e sofremos as consequências de nossos pecados. Nos desviamos do caminho. Simplesmente nos esquecemos de Deus, do que é certo e errado, do que deve e não deve ser feito, qual o nosso objetivo final e por qual motivo. No Salmo 119, o Rei Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus, clama ao Senhor que o conduza pelo caminho eterno. Davi tem o hábito de meditar na Palavra, de reconhecer a grandeza do Senhor, sua bondade, sua justiça. Ele confessa seus pecados, arrepende-se verdadeiramente, pede perdão e louva a Deus. Assim também devemos agir. É muito importante meditarmos sobre nós mesmos e sobre os propósitos de Deus para nossa existência. Precisamos parar para fazer um "Raio X" minucioso da nossa vida, dos nossos atos, das nossas motivações. Analisar o que estamos fazendo de certo e de errado, e saber o que não está agradando a Deus, para mudar. Depois de identificar o que não agrada a Deus, precisamos planejar a volta para os trilhos. Meus queridos, essa luta é diária! Não se enganem. Não é porque eu leio a Bíblia e oro todos os dias, que faço tudo certo. Até a leitura da Bíblia e a oração podem se tornar "automáticas". Se não estivermos atentos, nos acomodaremos e nos acostumaremos com nossos deslises, com os objetivos traçados pelo mundo. Por isso não podemos deixar de meditar, de refletir sobre nossos atos e sobre as consequências deles diariamente. A reflexão é uma das chaves para a transformação. Shalom!



Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.


Um comentário: